Na noite desta quinta-feira, 25 de setembro de 2025, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Santa Missa que marcou a abertura do novenário em honra a São Francisco de Assis, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro de Saramandaia, em Salvador.
Com o tema “Com memória agradecida e coração missionário caminhamos rumo aos 40 anos da Paróquia de Saramandaia” e a iluminação bíblica “Permanecei no meu amor e dareis muitos frutos” (Jo 15,9), a novena convidou a comunidade a viver um tempo de gratidão, fé e compromisso evangelizador.
Durante a celebração, Dom Sergio abençoou a nova fachada da Igreja Matriz, que passou por uma significativa revitalização. O espaço ganhou uma torre sineira, um sino e um mosaico artístico de São Francisco de Assis, produzido pelo ateliê Nat Alumiar, da artista plástica Nathália. Em um gesto simbólico, também foi plantada uma oliveira, árvore que representa a espiritualidade franciscana e remete aos sacramentos, especialmente o Batismo — sinal da fidelidade divina e da pertença ao povo de Deus.
A celebração reuniu fiéis das seis comunidades que integram a paróquia, além de devotos e lideranças locais. Para o pároco, Pe. Jonathan de Jesus, o momento expressa “uma história de gratidão pelo passado e de responsabilidade para o futuro”, destacando que a nova fachada é fruto da união e do empenho missionário da comunidade, que “transforma sonhos em realidade”.
O diácono Raimundo José Valverde, que atua na paróquia, também participou da celebração. A programação do novenário seguiu até o dia 4 de outubro, quando foi celebrado o dia festivo de São Francisco de Assis, com uma programação especial dedicada ao padroeiro.
Informações e fotos: Jhoniram Duarte































