Cardeal Dom Sergio da Rocha presidiu Missa da Páscoa Militar, com o rito de posse canônica do novo capelão naval

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica celebraram, nesta quinta-feira (5), a Páscoa Militar, em Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). Na ocasião, o padre João Ricardo de Oliveira Ventura foi empossado como novo capelão do 2º Distrito Naval (Marinha). Além das três Forças Armadas, também participaram da Celebração Eucarística as Forças Auxiliares, que são a Polícia Militar e o Bombeiro Militar.

“Nós temos a graça de continuar a viver a Páscoa da ressurreição de Jesus. Nós bem sabemos que o mistério que professamos na fé que celebramos é grande demais para reduzir-se a um único dia de festa, por mais importante que possa ser. A Igreja prolonga esses 50 dias, desde o domingo da Ressurreição, para que nós possamos compreender melhor o mistério, celebrar bem e, acima de tudo, vivenciar o que nós celebramos. Nós cremos que Jesus ressuscitou. Celebramos a Sua Páscoa na esperança da ressurreição da carne, da ressurreição dos mortos. Mas a fé que nós professamos, deve ser também vivida nas mais diferentes situações e circunstâncias da vida”, disse o Cardeal.

A Celebração da Páscoa Militar teve origem após a Segunda Guerra Mundial, quando os pracinhas retornaram ao Brasil e tiveram o desejo de celebrar a Ressurreição de Jesus em família, já que no período litúrgico da Quaresma eles estavam na Itália. Logo após a homilia, aconteceu o rito de posse canônica do novo capelão naval, com a leitura da bula que declara as funções outorgadas. “Dentro das Forças Armadas, eu me torno o capelão, que é o pastor deste rebanho tão peculiar, mas também tão extensa. O principal desafio é justamente a questão geográfica. Eu estou assumindo como capelão do 2º Distrito, isso significa que devo pastorear a Marinha no Estado da Bahia e, ao mesmo tempo, de Sergipe”, disse o padre Ventura.

Fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!