Carreata, procissão, vigília e missas fazem parte das programações na Solenidade de Pentecostes

50 dias após a Páscoa, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora e os apóstolos, que estavam reunidos no cenáculo. Este ano, a Solenidade acontecerá em 28 de maio, com Missas em todas as paróquias do mundo. Na Arquidiocese de Salvador, três paróquias têm o Espírito Santo como Titular e prepararam programações especiais para este momento, algumas iniciando com vigílias no dia 27. Confira:

Com o tema “O Espírito Santo gera, faz crescer e sustenta todas as vocações”, a Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves) realizará a Vigília de Pentecostes após a Santa Missa, que terá início às 18h. Durante toda a noite do dia 27 até às 5h do dia 28, os fiéis estarão dentro do templo clamando ao Espírito Santo. Já às 7h30 será celebrada a primeira Missa do domingo; às 16h haverá procissão, saindo da Comunidade São Filipe e seguindo até a Matriz, onde, às 18h, o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Celebração Eucarística.

A Solenidade de Pentecostes também será celebrada na Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos). Em 28 de maio, a comunidade iniciará os festejos em honra à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade com a alvorada, às 6h, seguida da recitação do Ofício da Imaculada, às 6h30. Neste dia, serão celebradas Missas às 7h30, às 10h, e às 18h, sendo esta última presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho. Por volta das 16h haverá a procissão, que sairá da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (Colinas de Pituaçu) e seguirá até a Matriz.

Na Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas), na véspera da Solenidade de Pentecostes, portanto no dia 27, será celebrada a Santa Missa às 18h. Por volta das 21h terá início a Vigília, que seguirá até às 7h do Dia Solene (28). Neste mesmo dia, os fiéis se encontrarão às 17h, no CEPARH (Federação), de onde sairá a Procissão da Luz, seguindo até a Matriz para a Celebração Eucarística que encerrará os festejos.

CARREATA

Para celebrar a Solenidade de Pentecostes, a Renovação Carismática Católica (RCC) realizará uma carreata, no dia 27 de maio, a partir das 20h, com saída do Campo da Pólvora, seguindo até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Garcia. Neste templo, das 22h até às 4h30 do dia 28, os fiéis estarão em Vigília à luz do tema “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5, 14b).