Catedral de Salvador ganha novo altar

Na manhã do próximo dia 30 de novembro (sábado), no início da Missa de Ordenação Diaconal de Francisco José Homem de Bittencourt (9h), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fará a dedicação (consagração) do novo altar da Catedral Metropolitana, localizada no Terreiro de Jesus.

Jesus, na Quinta-feira Santa, santificou a mesa, em torno da qual os fiéis se reúnem, a fim de celebrarem sua Páscoa. O altar é, pois, a mesa do sacrifício e do banquete, em que o celebrante, representando o Cristo Senhor, realiza aquilo mesmo que o Senhor fez e entregou aos discípulos para que o fizessem em sua memória. Por isso, em todas as igrejas o altar é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia. Pelo fato de o memorial do Senhor se celebrar no altar e ali ele entregar aos fiéis seu Corpo e Sangue, a Igreja o vê como sinal do próprio Cristo. Daí tornar-se comum a afirmação: “O altar é Cristo”.

O antigo altar da Catedral, que serviu para as celebrações em que o sacerdote ficava de costas para o povo, já foi dedicado séculos atrás; também a igreja já o foi. A dedicação deste altar – por sinal, muito bonito – é, pois, um acontecimento histórico, para a qual todos são convidados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por