Celebrações no Vaticano e em Salvador marcam mês da Canonização de Irmã Dulce

Devotos do Brasil e do exterior já estão em contagem regressiva para a cerimônia de Canonização de Irmã Dulce, que acontecerá no próximo dia 13 de outubro, na Praça São Pedro (Vaticano), às 10h (hora local), presidida pelo Papa Francisco. A freira baiana, que dedicou sua vida ao pobre, ao doente, ao mais necessitado, passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto. A religiosa, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, se tornará então a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização será a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa). A cerimônia no Vaticano, cujos ingressos já começaram a ser entregues (ver quadro com locais e datas de retirada), contará ainda com a apresentação dos cantores Margareth Menezes e Waldonys, e do Padre Antônio Maria, acompanhados pelo músico e miraculado, José Maurício Moreira – cuja cura da visão tornou-se o segundo milagre de Irmã Dulce reconhecido pela Igreja, cumprindo-se assim a última etapa do processo de Canonização da beata.

A programação segue com a realização, no dia 14 de outubro, da primeira missa em honra da Santa, às 10h, na Basílica Sant’Andrea della Valle, localizada em Corso Vittorio Emanuelle II, em Roma (Itália). A celebração será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Para participar da missa do dia 14, não é necessário ingresso.

Já no dia 20 de outubro, em Salvador, acontecerá a primeira celebração no Brasil pela Canonização de Irmã Dulce, a partir das 12h30, na Arena Fonte Nova (abertura dos portões ao meio dia), com a expectativa de reunir 55 mil pessoas. A programação cultural e religiosa do evento na capital baiana contará com apresentações musicais, espetáculo teatral e missa presidida pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger. Entre as atrações, destaque para a participação dos cantores e Embaixadores de Irmã Dulce, Margareth Menezes, Waldonys, Saulo, Tuca Fernandes e Padre Antônio Maria durante a encenação do espetáculo “Império de Amor”. A peça vai levar ao palco mais de 600 atores, sendo 550 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de idosos da instituição. Juntos eles vão contar a história do Anjo Bom da Bahia com números de teatro, dança e música. A programação terá também a participação dos cantores Adelmário Coelho, Targino Gondim e do tenor Thiago Arancam. Os ingressos para a celebração na Arena Fonte Nova são gratuitos e serão distribuídos somente através das paróquias da Arquidiocese de Salvador, a partir do dia 1º de outubro. Criança, a partir de 2 anos, precisa de ingresso para acesso ao evento.

Cerimônia de Canonização de Irmã Dulce

Data: 13 de outubro

Local: Praça São Pedro (Vaticano)

Horário: 10h (hora local). Os portões da praça serão abertos às 7h.

Ingressos: gratuitos

Datas e locais de retirada dos ingressos para a Cerimônia de Canonização no Vaticano:

• Consulado-Geral do Brasil em Roma (Itália)

Entrega de 30 de setembro a 11 de outubro

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30

Endereço: Piazza di Pasquino, 8

• Igreja Santa Maria della Luce (Roma)

Entrega de 8 a 12 de outubro

Das 9h às 13h e das 15h às 19h

Endereço: Via della Luce, bairro de Trastevere

• Colégio Pio Brasileiro (Roma)

Entrega de 8 a 12 de outubro

Das 8h às 19h

Endereço: Via Aurelia, 527

• Livraria Paoline (Roma)

Das 9h às 13h e das 15h às 18h

Endereço: Via del Mascherino, 94

• Livraria Editrice Vaticana (Cidade do Vaticano)

Das 9h às 12h e das 14h às 18h

Endereço: Piazza Pio XII, 4

• Livraria Ancora (Roma)

Das 9h às 12h e das 14h às 18h

Endereço: Via della Conciliazione, 63

Primeira missa em honra à Santa Dulce dos Pobres

Data: 14 de outubro

Local: Basílica Sant’Andrea della Valle (Corso Vittorio Emanuelle II – Roma)

Horário: 10h (hora local)

Não é necessário ingresso para acesso à missa

Celebração pela Canonização de Irmã Dulce

Data: 20 de outubro

Local: Arena Fonte Nova (Salvador – Bahia)

Horário: 12h30 (abertura dos portões às 12h).

Ingressos: gratuitos

Distribuição dos ingressos e outras orientações para o evento na Arena Fonte Nova:

• Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos somente através das paróquias da Arquidiocese de Salvador, a partir do dia 1º de outubro;
  • Criança, a partir de 2 anos, precisa de ingresso para acesso ao evento;
  • Os ingressos para caravanas estão esgotados;
  • Atenção aos itens que não podem ser levados para a Arena Fonte Nova:

Ø Alimentos e bebidas;

Ø Vasilhames, copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem de qualquer natureza que, direta ou indiretamente, possam provocar ferimentos;

Ø Objetos de vidro, plástico ou metal, como perfumes e cosméticos;

Ø Substâncias tóxicas;

Ø Fogos de artifício e de estampido;

Ø Inflamáveis em geral;

Ø Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo;

Ø Hastes de selfie;

Ø Guarda-chuvas de qualquer tamanho;

Ø Papel em rolo, jornais, revistas, bandeiras e faixas com mastro;

Ø Capacetes de motos ou similares;

Ø Correntes, cinturões e pingentes;

Ø Máquinas fotográficas profissionais com lentes intercambiáveis;

Ø Filmadoras;

Ø Roupas e acessórios com formatos e partes pontiagudas que possam machucar e causar lesões.