Na manhã deste domingo, 8 de junho, data em que a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes, a Rua Direita do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, foi tomada por um tradicional Cortejo Imperial. A procissão teve início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e seguiu até o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio Além do Carmo, reunindo fiéis, integrantes da Irmandade do Divino Espírito Santo, músicos e personagens vestidos com trajes de época.
À frente do cortejo, o estandarte da Irmandade conduzia o Menino Imperador – figura central da celebração, representando o Espírito Santo. Este ano, o escolhido foi Miguel Barreto, de 8 anos, que vestia a capa imperial durante todo o trajeto, percorrido ao som de instrumentos musicais.
Na chegada ao templo, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recepcionou o cortejo. Em um dos momentos mais simbólicos da celebração, o Cardeal coroou o Menino Imperador e entregou-lhe o cetro, reconhecendo-o publicamente como Menino Imperador. Em seguida, o jovem foi conduzido ao trono preparado próximo ao altar, de onde acompanhou a Missa.
Ao final da Celebração Eucarística, Miguel leu o tradicional decreto de libertação de um preso, simbolizando um gesto que remonta há 255 anos. A prática recorda os tempos em que dois fortes próximos à Igreja funcionavam como cadeias públicas e a Irmandade, por meio da figura do Menino Imperador, promovia a libertação de detentos pobres, cujas fianças eram pagas com esmolas arrecadadas ao longo do ano.
Fotos: Sara Gomes