Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB faz retrospectiva

Em 2021, de acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Manoel João Francisco, a realização da V Campanha da Fraternidade Ecumênica foi, sem dúvida, o grande marco no avançado da caminhada do diálogo ecumênico e inter-religioso em nossas comunidades eclesiais, sobretudo por explicitar e fortalecer o ecumenismo como uma dimensão constitutiva da missão evangelizadora da Igreja.

A Campanha Ecumênica o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Ele destaca ainda a realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristã.  Aqui no Brasil, e no hemisfério sul,  a semana acontece entre as Solenidades da Ascenção do Senhor e Pentecostes. Nesse ano foi realizada de 16 a 23 de maio, com o tema: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9). Todas as Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade são convidadas a participar.

“Nós traduzimos o texto enviado pelo Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e entregamos ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs responsável pela a animação da Semana. Vários Regionais da CNBB e dioceses participaram com muita animação”, destaca.

Saiba mais:

CNBB e Conic abrem oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, na Quarta-feira de Cinzas, (17), às 10h – CNBB

Vademecum Ecumênico

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa destaca a promoção dos encontros formativos oferecidos pela Comissão, especialmente o Simpósio de Formação Ecumênica e os estudos em torno do recente documento do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos: “Vademecum Ecumênico: o bispo e a unidade dos cristãos”.

Durante os dias 29 e 30 de janeiro ocorreu, via plataforma Zoom, o tradicional Simpósio Ecumênico organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB. Com a participação de 205 pessoas, entre agentes de pastoral (leigos e leigas, religiosas, padres, diáconos e bispos), incluindo membros de diferentes igrejas cristãs e tradições religiosas, o Simpósio refletiu sobre o objetivo definido a partir do tema: “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelii Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021″.

Padre Marcus destaca que foi importante a entrada, em 2021, de novos membros no Grupo de Reflexão Ecumênica e Inter-Religiosa (GREDIRE) responsável pela coordenação das atividades da Comissão. “Por fim, mesmo a passos lentos, vimos crescer o compromisso com a causa ecumênica na vida de muitas dioceses e nos regionais da CNBB”, avalia.

Fonte: CNBB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por