Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a 3ª edição do Missal Romano

A formação é composta de 10 aulas conduzidas por especialistas em liturgia

A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e Edições CNBB lançaram a formação: “A Igreja em Oração – formação continuada sobre a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano”. A formação estará disponível a partir do dia 10 de outubro.

Dom Hernaldo na cerimônia de lançamento
do Missal. | Foto: Luiz Lopes – Ascom CNBB

O bispo de Bonfim (BA) e presidente da Comissão, dom Hernaldo Pinto Farias, explica que trata-se de uma proposta de formação, baseada em vídeo-aulas com especialistas em liturgia e membros das Comissões de Liturgia e para os Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB. O curso tem o objetivo de promover, na Igreja no Brasil, uma boa acolhida do Missal Romano.

“Participe desta formação, procure e acesse nossos vídeos para que o Missal seja bem acolhido e a celebração do mistério de Cristo, na Eucaristia, seja cada vez mais uma experiência amorosa de assentarmo-nos à mesa com o Ressuscitado”, convocou. 

Dom Hernaldo reforça que o Papa Francisco na carta apostólica Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, diz que sem uma adequada formação litúrgica ainda persistirão as atitudes arbitrárias na liturgia.

Sobre a formação

A formação online, organizada em uma plataforma digital estruturada pela Edições CNBB, é composta de 10 aulas conduzidas por especialistas em liturgia, nas quais são apresentados os princípios da sagrada liturgia e as principais mudanças da terceira edição típica do Missal Romano.

Os participantes que cumprirem todo o itinerário formativo receberão um certificado do Departamento de Teologia da PUC do Rio de Janeiro. Para participar, é necessário que os interessados acessem a plataforma (aqui) e se inscrevam. A formação tem uma taxa de R$ 25,00

Conteúdos do curso

Contextualização da III edição típica do MR

CETEL e o trabalho dos 20 anos

A Instrução Geral do Missal Romano

O Próprio do tempo e os ritos iniciais

Liturgia da Palavra

Liturgia Eucarística

Oração Eucarística

Música na Liturgia a partir da SC e IGMR

O Espaço litúrgico

Questões práticas: gestos e posturas em vista da unidade

Inscreva-se:

cursosedicoescnbb.com.br

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Óbolo de São Pedro mobiliza fiéis em favor das obras de caridade do Papa Leão XIV

Mais do que uma contribuição financeira, o Óbolo de São Pedro representa um gesto concreto de comunhão

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 26.06.2026



Arquidiocese de Salvador abrirá Mês do Dízimo com Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

Celebrado em julho, o Mês do Dízimo terá como tema “Dízimo: expressão de amor e pertencimento”

Continue navegando