Concurso Arquidiocesano de Presépios 2025 está com inscrições abertas

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus – sentido único e concreto do Natal – a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através da Pastoral Arquidiocesana da Comunicação (Pascom), e em parceria com o Santuário Santa Dulce dos Pobres, está com inscrições abertas para mais uma edição do Concurso Arquidiocesano de Presépios. Sejam simples ou criativos, os presépios demonstram a certeza do cristão para esta época do ano: a centralidade do Natal está em Jesus.

As inscrições acontecem até 12 de dezembro e são totalmente gratuitas. Para participar, o interessado deve acessar o site da Arquidiocese de Salvador [clique aqui], ler e concordar com o Regulamento, preencher o formulário, informando o nome do responsável pelo presépio, o endereço onde ele está montado, qual a categoria da qual participa (residencial, paroquial ou institucional) e anexar, obrigatoriamente, três fotos e um vídeo em boas qualidades. É importante ressaltar que as imagens não poderão conter quaisquer informações que identifiquem o autor do presépio, como por exemplo: nome ou logomarcas.

Para cada categoria só será aceita a inscrição de um presépio por concorrente. O resultado parcial, sob a responsabilidade de uma Comissão Julgadora montada especialmente para esta iniciativa, será divulgado no dia 17 de dezembro no site da Arquidiocese de Salvador. Em seguida, ainda nesta data (17), os presépios pré-selecionados serão publicados no Instagram @arquisalvador para votação pública, com votos computados até as 23h59 do dia 21 de dezembro. Tais votos serão contabilizados a partir do número de curtidas em cada presépio publicado.
O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro, e a premiação ocorrerá em 26 de dezembro, às 8h30, na Missa que será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Gilvan Pereira Rodrigues, no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Salvador).

É importante ressaltar que, além de celebrar o nascimento do Menino Jesus, o Concurso de Presépios da Arquidiocese de Salvador tem como objetivo estimular a construção de presépios, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal. Assim, é necessário montar o presépio, que deverá ficar exposto até o dia 6 de janeiro de 2026 (Festa de Reis).
Para outras informações, o interessado pode enviar um e-mail para contato@arquidiocesesalvador.org.br

O que é um presépio?

O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um
presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo. Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.