Confira as fotos da Missa de admissão ao leitorado, no Seminário São João Maria Vianney

No dia 18 de março de 2015, nove seminaristas do Seminário São João Maria Vianney deram mais um passo rumo ao sacerdócio ao receberem o Ministério do Leitorado. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, e concelebrada pelo reitor do Seminário, padre Gil Peixinho, pelos formadores padre Lourival da Cruz, padre Franklin Silveira e padre Josuel Jesus da Silva, além de outros padres da Arquidiocese de Salvador.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorado é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Quando o candidato ao presbiterato é instituído leitor na Igreja e com a Igreja, significa que a Palavra de Deus fica de forma ainda mais evidente, como a fonte e o fundamento de sua vocação Sacerdotal. Deste modo, o Ministério do Leitorado constitui o Seminarista um autêntico anunciador da Palavra de Deus, Palavra que salva e santifica.

A partir deste Sagrado Ministério, o vocacionado deve, num coração inflamado de amor, intensificar a sua intimidade com as Sagradas Palavras, através da Leitura Orante e do vivo testemunho, para que assim a vontade de Deus frutifique cada vez mais no coração dos homens.

Os admitidos no Ministério de Leitorato foram:

Charles Assis – Diocese de Alagoinhas
Gabriel Mota – Arquidiocese de São Salvador