Congregação celebra 50 anos de fundação no Brasil

Missionárias Fildas da Sagrada Família2A Congregação das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré celebra 50 anos de fundação no Brasil com extensa programação nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, em Curitiba (PR). A abertura do evento, com a presença da madre geral da Congregação, Montserrat del Pozo, será às 17 horas no Colégio Madre Cecília Cros, localizado à Rua Benvenuto Gusso, 1786, no bairro Boa Vista, em Curitiba (PR).

Segundo a delegada da Congregação no Brasil, Colômbia, Equador e Paraguai, Madre Maria Helena da Silva, São José Manyanet, um sacerdote espanhol apaixonado pela Sagrada Família de Nazaré, sonhou com um Nazaré em cada lar, com as famílias vivendo o amor, o perdão, a união e a paz. “Nazaré já não é um sonho, é uma realidade que completa 50 anos no Brasil. Para nós, é uma honra, uma glória, uma graça muito grande celebrar este jubileu”, comemora.

Madre Maria Helena lembra ainda que muitas crianças, jovens e famílias foram abençoadas por Jesus, Maria e José nestes anos de trabalho generoso e entregue por cada uma das irmãs que fizeram parte desses 50 anos de história. “O nosso sentimento é de gratidão e confiança. Esta celebração é a prova de que Nazaré no Brasil continua sendo uma promessa do amor de Deus para as nossas famílias”, ressalta.

Além das madres brasileiras e famílias das escolas do Brasil e Paraguai, contaremos com a presença das missionárias da Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador e Paraguai. Os filhos da Sagrada Família de Nazaré também estarão presentes.

No Brasil, a primeira casa das missionárias foi instalada em novembro de 1964, em Santos (SP), composta pela Madre Inmaculada Louzán, Irmã Rogelia Pérez Vila, Irmã Maria Luíza Gonzalez e Irmã Sagrario Roma. Em fevereiro de 1976, Curitiba (PR) recebeu as primeiras religiosas, seguida de Jesuítas (PR), em fevereiro de 1979, Campo Grande (MS), em dezembro de 1982 e a Casa São José Manyanet de Curitiba (PR), em 1985.

Em junho, a Congregação perdeu a precursora no Brasil, Irmã Nelma Pereira. Ela trabalhou intensamente pelo crescimento da Congregação colaborando nas fundações das casas Madre Cecília Cros, de Curitiba, Jesuítas e Ciudad del Est, no Paraguai. Faleceu em consequência das enfermidades de Alzheimer e mal de Parkinson.

História

A Congregação foi idealizada pelo então padre José Manyanet y Vives, falecido em 1901, beatificado em 1984 e declarado santo em 2004. Desde que foi ordenado sacerdote sempre demonstrou sua paixão pela educação da juventude, fundando em 1864 a Congregação Filhos da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, dedicada a educação humana e cristã jovem.

Segundo os históricos, ele havia pensado em fundar uma Congregação de religiosas que se dedicasse à educação das jovens e por espírito de obediência ao seu bispo une o desejo ao Instituto das Irmãs da Caridade de Maria Imaculada, São Vicente de Paulo e São Luiz Gonzaga. Mesmo percebendo que a fusão das Congregações não daria certo, segue o caminho da obediência. No dia 28 de junho de 1874 é erigida a primeira comunidade ‘Filhas da Sagrada Família de Nazaré’ e é constituído o primeiro noviciado.

Em 1877, Madre Encarnación Colomina y Agustí (1848-1916) ingressa na Congregação como fiel colaboradora e cofundadora [No dia 15 de setembro de 2015 deu-se início na Espanha ao processo de causa canônica dela]. Somente após 12 anos, o bispo de Barcelona, Dom José Morgades Y Gili, reconhece como Congregação o grupo de religiosas que permanece fiel ao Padre Manyanet, recebendo dele a aprovação diocesana com o nome “Filhas da Santa Casa de Nazaré”. O título atual só é atribuído em 1950.

A pedido do papa Pio XVII, em agosto de 1952, a então superiora geral Madre Cecília Cros começa a expansão missionária na América Latina, entre outros. Atualmente, as missionárias estão presentes em 10 países (Espanha, Itália, Venezuela, Colômbia, Brasil, Paraguai, Equador, Camarões, Austrália e a recém-fundada Indonésia) nos cinco continentes do mundo.

Confira a programação:

Dia 10 (no Colégio Madre Cecília Cros, Rua Benvenuto Gusso, 1786, Boa Vista)

17h – boas-vindas, com a Madre Maria Helena da Silva MN

Abertura com Madre Geral Montserrat del Pozo MN

Apresentação: “Nazaré: Um sonho que se fez realidade no Brasil”

Apresentação musical – Liza Mercado, Eduardo, Marcos e Aurora

Lançamento do site ‘www.missionariasdenazare.com

Dia 11 (na Capela Nossa Senhora do Monte Bérico, Rua Agostinho Zanelli s/n – Boa Vista)

9h30 – Palestra: Inteligência Espiritual, com o professor Lademir Renato Petrich

17h – Missa de ação de graças

Dia 12

8h – Missa

9h – Passeio

Dia 13 (na Casa São José Manyanet, Rua José Bajersk 963, Abranches)

9h30 – Palestra ‘Nosso Carisma’, com Madre Montserrat del Pozo MN

10h30 – Palestra ‘História de Nazaré 50 anos’, com Madre Ana Sánchez MN

 

Foto: http://www.escolanazarecg.com/