Coronavírus: Dom Murilo Krieger orienta o fechamento das secretarias paroquiais

Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Prezados Párocos,

Em nossa recente reunião do clero (17.03.2020), foi aprovada, entre outras medidas, a suspensão, até o próximo dia 2 de abril, das atividades em todas as paróquias, inclusive as celebrações eucarísticas e outros sacramentos. Decidimos, também, que nesse mesmo tempo as secretarias das paróquias continuariam abertas, para atendimento e orientação ao nosso povo.

Vejo, contudo, que os desafios que estamos enfrentando se multiplicam diariamente – daí que novas decisões precisam ser tomadas por nossos governantes e também por nós. Assim, é necessário que sejam fechadas nossas secretarias paroquiais. Vários trabalhos que as secretárias fazem poderão ser feitos em suas próprias casas (é o que já vêm fazendo vários funcionários da Cúria Metropolitana).

No ponto 3. de nossa mensagem, lê-se: “As igrejas e capelas ficarão abertas para o cuidado com os fiéis”. Cada Comunidade veja de que maneira (isto é, em que dias e horários) poderá colocar isso em prática.

No momento, o mais importante é cuidarmos da vida, e evitar o contágio comunitário. Afinal, pessoas já contaminadas, mas assintomáticas, estão, involuntariamente, favorecendo a propagação do vírus.

Salvador, 19 de março de 2020 – Dia de São José.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Administrador Apostólico