Crianças, adolescentes e jovens assassinados serão lembrados na Missa dos Santos Inocentes

No dia 28 de dezembro, a Igreja celebra a Solenidade dos Santos Inocentes, em memória às crianças que foram assassinadas a pedido do rei Herodes quando procurava Jesus recém-nascido para o matar. Neste dia, como acontece todos os anos, será celebrada a Missa, às 9h, na Igreja da Santíssima Trindade (Avenida Jequitaia, 165, Água de Meninos – próximo ao Mercado do Peixe). A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através das pastorais do Menor (Pamen), da Criança, Catequética, da Juventude e do Projeto Consolação, a Missa também recordará as crianças, os adolescentes e os jovens vítimas de violência nos dias atuais. Antes da Celebração Eucarística, os fiéis são convidados a participar de atividades lúdicas e artísticas.

Sinal de esperança

Enquanto inúmeras crianças e adolescentes continuam sofrendo com a violência ou acabam tendo as vidas ceifadas, ou sentenciadas pela falta de direitos, a Igreja conta com inúmeras ações em favor da vida. Um exemplo é a Pastoral da Criança que luta diariamente pela saúde não só dos pequenos, mas de toda a família, garantido a vida por meio da redução dos quadros de desnutrição e também de controle em casos de obesidade infantil.

A Pamen também desenvolve ações que promovem a vida, como o acompanhamento de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Existe, ainda, o Projeto Consolação, que é mais um sinal de vida e leva conforto e dignidade às mães que choram a morte dos filhos. É importante destacar também o trabalho da Pastoral da Juventude que, entre as diversas atividades, luta contra o extermínio de jovens.

A Arquidiocese de Salvador também conta com o projeto Raquel, que tem como objetivo ajudar as famílias que sofreram com o aborto, seja ele espontâneo ou não. Além dessas ações, existem ainda as que são promovidas pela Infância e Adolescência Missionárias, que luta pela vida, por direitos e por dignidade.