Devotos de São Francisco de Assis participam de novenário no Centro Histórico de Salvador

Alegria e devoção definem a preparação para a festa de São Francisco de Assis, conhecido como o protetor dos animais. Com o tema central “São Francisco, defensor dos Direitos Humanos, propagador da justiça e da paz”, a Igreja de São Francisco, localizada no Centro Histórico de Salvador, já está com as portas abertas para acolher os fiéis que desejam participar do novenário, de 25 de setembro a 3 de outubro, às 17h, com exceção do dia 1º que será às 18h.

Mas a programação organizada pelos franciscanos vai para além da realização da novena. Nos dois fins de semana que estão dentro do período de preparação para a festa, portanto, nos dias 25 e 26 de setembro e nos dias 2 e 3 de outubro, haverá uma feira, a partir das 11h, que abrigará gastronomia, livraria, artesanato, moda e música ao vivo. Esta iniciativa tem como objetivo valorizar artistas locais e promover um espaço social e aconchegante para os turistas, visitantes e moradores residentes em Salvador e no Recôncavo Baiano.

Ainda como parte dos festejos, no dia 1º de outubro acontecerá uma Caminhada Ecológica, com saída da Igreja e Convento de São Francisco, às 15h, seguindo até a Cruz caída, na Praça da Sé, onde haverá uma celebração ecumênica, às 18h.

Durante o novenário, os devotos de São Francisco podem realizar gestos concretos, por meio da doação de feijão (dia 25), macarrão (dia 26), cuscuz (dia 27), arroz (dia 28), açúcar (dia 29), café (dia 30), leite (dia 1º), biscoito (dia 2), óleo (dia 3) e todos os tipos de alimentos (dia 4).

O ápice dos festejos será no dia 4 de outubro, quando a programação contará com a alvorada, às 6h; e Missa às 8h30, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão. A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, terá início às 10h. Já às 12h, jovens recitarão a Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora. Por volta das 15h haverá a oração do Ofício dos Pais Nossos, escrito por São Francisco de Assis, seguida de carreata com a imagem do santo pelas principais ruas do Centro Histórico. O encerramento da festa será marcado pela Missa, às 17h, celebrada pelo frei Pedro Freitas, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!