Devotos homenageiam os santos Cosme e Damião

cosme_e_damiao

Os devotos dos santos Cosme e Damião estão em festa. Até o dia 25 de setembro a paróquia que tem os irmãos como padroeiros realiza um novenário, sempre às 19h, na Matriz (Estrada da Liberdade, 281 – Liberdade). O tema deste ano é Santos Cosme e Damião, seguidores de Cristo, serviço e martírio.

De acordo com o pároco, padre Josevaldo Carvalho, cada noite do novenário é vivenciada como uma grande festa. “É um momento bonito de celebração e já está antecipando o momento da festa. Estamos aprofundando a nossa experiência de fé e a comunidade se fortalece no Cristo ressuscitado”, afirma.

No dia 26 será celebrada uma Missa festiva, às 19h. As homenagens serão ainda maiores no dia festivo (27) quando haverá uma alvorada às 5h e Missas às 6h, 7h, 10h, 12h, 14h, 15h30, 17h e 18h. O ponto alto da festa será a Missa das 8h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. Às 17h acontecerá uma procissão, que sairá da Matriz até a Lapinha e retorna para a Matriz.

Padre Josevaldo afirma que ter os santos Cosme e Damião como padroeiros é poder olhar para eles e tirar uma lição de vida. “O padroeiro protege, cuida e acompanha, mas principalmente nós olhamos para a questão do evento de vida, a santidade que eles viveram e que vem de Cristo. Essa santidade reflete neles: Cosme e Damião, que se dedicaram à medicina e à prática do Evangelho”, diz.

Santos mártires

Os irmãos Cosme e Damião nasceram na Arábia, na metade do século III, de pais ricos. Assim que os meninos gêmeos foram para a Síria a fim de estudar medicina e se estabeleceram na Egéia da Cilícia. De acordo com a tradição católica, eles foram acusados ​​de ser cristãos, curar os enfermos com sua “magia” e não obedecer ao edito imperial, que ordenava fazer sacrifícios aos deuses pagãos. Mesmo diante disso, eles não se esconderam e foram mortos no início do século IV, por não negarem a fé no Salvador Jesus.