Devotos homenageiam São José, o pai adotivo de Jesus

São José3Com o tema São José, homem justo e temente a Deus (Mt 1, 19), a paróquia São José de Amaralina celebra a festa do padroeiro. O novenário preparatório acontece até o dia 18 de março, sempre às 19h. A cada noite os fiéis refletirão sobre uma obra de misericórdia corporal.

No dia festivo, 19 de março, haverá uma alvorada às 5h, seguida do Ofício de São José. Neste dia serão celebradas Missas às 8h (pelas crianças), 9h30 (pelos enfermos), 12h30 (pelos trabalhadores) e 16h (pelas famílias). Às 14h30 terá início a Hora Santa da Misericórdia, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Para encerrar os festejos, os devotos sairão em uma procissão luminosa, às 18h30, pelas principais ruas do bairro, retornando para a Matriz onde às 19h o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene.

É importante ressaltar que durante o novenário, a comunidade é convidada a participar com um gesto concreto, por meio da doação de alimentos não perecíveis e de materiais de limpeza e descartáveis: copos plásticos (1ª noite), desinfetante, sabão em pó e água sanitária (2ª noite), feijão (3ª noite), arroz (4ª noite), café (5ª noite), açúcar (6ª noite), papel higiênico e fraldas descartáveis tamanho G (7ª noite), leite (8ª noite) e macarrão (9ª noite).

Sete de Abril

As homenagens ao pai adotivo de Jesus também acontecem na comunidade São José, em Sete de Abril (rua da Mangueira, nº 101). Como parte da programação, será realizado o 4º Cerco de Jericó de 9 a 15 de março, sempre às 20h, sendo que nos dias 9 e 13 os fiéis se encontrarão às 18h. No dia 12 será celebrada a Missa de cura, presidida pelo padre Rogério Silva, da paróquia Santo Antônio de Portão.

Já de 16 a 18 de março, às 19h30, será realizado um tríduo preparatório para a festa do padroeiro. Na ocasião os fiéis refletirão sobre o tema Com São José, ouviremos o Senhor, que nos pede um coração acolhedor, misericordioso e orante.

No dia dedicado a São José (19) acontecerá uma procissão a partir das 19h, saindo da Matriz e seguindo em direção à comunidade. Já às 19h30 o padre Jaciel Bezerra, que é pároco da paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos), presidirá a Missa Solene.

Assim como em Amaralina, os fiéis que participarem do tríduo em Sete de Abril também serão convidados a realizar um gesto concreto: arroz (1ª noite), macarrão e massa para sopa (2ª noite) e açúcar (3ª noite).