Devotos iniciam as homenagens a Santo Antônio, conhecido como “pai dos pobres”

Pelo segundo ano consecutivo, os devotos de Santo Antônio irão participar das trezenas na modalidade online, ou em número reduzido dentro dos templos, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Na Arquidiocese de Salvador quatro paróquias são dedicadas ao santo conhecido como “pai dos pobres”, além de 35 comunidades de outras paróquias e da Igreja e Convento de São Francisco, que também organizam Missas e momentos de oração.

Na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o trezenário – de 1º a 13 de junho – terá como tema central “Santo Antônio e a força da Palavra”. Como a Matriz está passando pela restauração do telhado, as celebrações acontecem na Igreja Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, sempre às 18h. O acesso se dará por ordem de chegada até completar o total de 70 pessoas dentro do templo. Para quem não puder ou não conseguir ir presencialmente, haverá transmissão, ao vivo, pelo Youtube, Facebook e Instagram [para localizar o canal e os perfis, o internauta deve inserir o nome da paróquia nas caixas de busca das plataformas.

A Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias) celebra a festa do padroeiro também louvando e agradecendo a Deus pelos 40 anos de caminhada da comunidade. O Jubileu de Rubi foi celebrado no mês de fevereiro, mas ao longo de todo o ano o tema “Ontem e hoje: onde eu estou nessa história?” será recordado pelos paroquianos. O trezenário, que acontece de 1º a 13 de junho, terá início sempre às 19h, porém, diante do toque de recolher, o horário poderá ser alterado, passando para às 18h30. As celebrações acontecem na Matriz, onde será permitido o acesso de até 70 pessoas, mediante agendamento prévio pelo telefone (71) 3233-3885. Como parte da programação, no dia 5 haverá a celebração da Crisma de 63 jovens e adultos, presidida pelo bispo auxiliar Dom Dorival Souza Barreto Júnior. Já no dia festivo, 13 de junho, a primeira Missa terá início às 8h, seguida de carreata pelas principais ruas do bairro. O ápice dos festejos será a Missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, às 18h.

Ao longo de todo o ano a paróquia arrecada alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. Contudo, durante a festa do padroeiro esta ação será intensificada para que mais famílias possam ser atendidas. De acordo com o pároco, padre Edimilson Lima, a festa de Santo Antônio é sempre um momento de graça. “Aqui tem uma grande devoção, que já celebramos todas as terças-feiras, mas quando chega o mês de junho acontece a trezena tão esperada. É um momento belo, momento para reforçar a nossa fé, pedir a Santo Antônio, que é tão próximo dos nossos problemas, a graça de nos ajudar a sairmos desse momento difícil da pandemia. Vamos colocar todas as nossas intenções, pedindo a intercessão de Santo Antônio”, disse. Quem desejar, poderá acompanhar pelo Youtube da paróquia.

Na Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos) o trezenário acontecerá à luz do tema “Oh, Santo Antônio, mostre-nos o caminho da unidade e da paz, iluminado por Deus”, sempre às 19h. Seguindo os protocolos de segurança para a não disseminação do novo coronavírus, apenas 30% da capacidade do templo poderá ser ocupado, e para participar os fiéis deverão entrar em contato com a secretaria paroquial, pelo telefone (71) 3408-5123 ou pelo Whatsapp (71) 99907-5123. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo Facebook e Instagram: @paroquiasantoa

Já na Paróquia Santo Antônio de Portão, em Lauro de Freitas, o trezenário terá como tema central “Com intercessão de Santo Antônio, aprendamos a viver, em tempo de reclusão, uma Igreja doméstica fortalecida em oração”. No dia festivo (13) a programação terás início com a alvorada às 6h30, seguida de Missas às 7h, 9h e 11h. Já às 15h haverá a última reza da trezena, com o coral Vozes de Santo Antônio de Portão. O encerramento será com uma carreata que sairá às 17h da localidade Queira Deus, seguindo até a Matriz onde será celebrada a última Missa do dia.

Há, ainda, homenagens a Santo Antônio na Igreja e Convento São Francisco, localizados no Pelourinho. Com o tema “Santo Antônio, defensor da vida e profeta da esperança”, a trezena acontece de 1º a 13 de junho, sempre às 17h. No dia 12, às 14h acontecerá a carreata dos devotos e das devotas, com a imagem peregrina de Santo Antônio pelas principais ruas do Centro Histórico. Já no dia festivo – 13 de junho – serão celebradas Missas às 7h, às 9h e às 17h. Toda a programmação será transmitida, ao vivo, pelo Instagram @conventosaofranciscoba

Também neste dia, a partir das 11h, será vendida a feijoada de Santo Antônio, que poderá ser retirada na modalidade drive thru, pelo valor de R$ 10. Toda a renda arrecadada será revertida para a manutenção da vida comunitária e das obras sociais desenvolvidas pelos franciscanos.