Devotos iniciam homenagens à Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Estado da Bahia

Nos 400 anos de criação da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, templo onde está a imagem da Padroeira do Estado da Bahia, devotos se preparam para a Solenidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, celebrada em 8 de dezembro. Como acontece anualmente, milhares de fiéis devem participar da programação, que conta com novenário, Missas, procissão e jornada que reunirá membros de diferentes grupos, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Salvador.

De 29 de novembro a 6 de dezembro, os fiéis participam das Missas sempre às 16h30 e da Solene Novena às 19h. A cada dia, a partir de 30 de novembro, os movimentos realizam momentos de oração, que iniciam por volta das 14h30. Ainda como parte da programação, no sábado, 2 de dezembro, acontecerá a tradicional noite das bandeiras que representam todos os municípios baianos; e dia 6 de dezembro, além da programação já prevista, será acolhida na Basílica a imagem peregrina de Nossa Senhora das Candeias, enviada pelo Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizado na Diocese de Camaçari. Na véspera do dia festivo, portanto em 7 de dezembro, durante a novena, haverá a apresentação do manto de Nossa Senhora da Conceição da Praia 2023. É importante ressaltar que nesta data (7) não haverá momento de oração às 14h30, mas, sim, uma Missa da Vigília da Imaculada às 15h.

As homenagens serão encerradas em 8 de dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Neste dia, haverá Missas às 5h, 6h, 7h, 11h30, 12h30 e 15h (sendo esta a Missa da Amizade, por todos os fiéis que colaboram para a realização da festa). O ápice dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 8h30, seguida da tradicional procissão pelas ruas do Comércio, com as bandeiras da Bahia e dos municípios que compõem o Estado, bem como com as imagens de Deus Menino, Santa Bárbara, São José, Senhor Bom Jesus do Bonfim, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Nas paróquias

Em louvor à Virgem Maria, as paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Conceição também já se preparam para o Dia Solene, 8 de dezembro. Uma delas, localizada no bairro de Itapuã, realiza o novenário de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, na Matriz (Praça Dorival Caymmi, s/n). O tema deste ano é “Com Maria, chamados a servir!”.

No dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, os festejos terão início com a alvorada, chamada de “Anúncio da Alegria”, às 6h. Em seguida, serão celebradas duas Missas: às 7h e às 10h. Já às 16h30 acontecerá a procissão, saindo da Matriz, passando pela Rua da Cacimba, Alto da Cacimba, Praça do Coreto, ladeira do Abaeté, Rua do Dominó Clube, Praça da Coelba, retornando à Igreja Matriz. As homenagens serão encerradas com a Missa Solene, às 18h, na Praça da Matriz, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Com o tema “Maria, sinal de esperança e consolação”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi) também se prepara para a festa da padroeira. O novenário acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, na Matriz (Praça Lions Club Internacional), e conta com gestos concretos que podem ser realizados pelos fiéis, através da doação de macarrão, flocão/cuscuz, café, açúcar, farinha, arroz, feijão, leite, óleo, toalha/desinfetante e água sanitária. No dia festivo, 8 de dezembro, serão celebradas Missas às 7h, às 9h e às 11h. O encerramento dos festejos será com a procissão, que sairá da Matriz às 17h.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha, Salvador) a festa tem como tema central “Maria, ensina teu povo a rezar!”. O tríduo será realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, sempre com início às 19h, na Matriz (Largo da Lapinha, s/n). No dia festivo, 8 de dezembro, os fiéis participam da alvorada, às 6h; recitação do Ofício de Nossa Senhora e procissão pelas principais ruas do bairro, às 7h; e da Santa Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, às 8h.

Durante o tríduo e também no dia festivo, a comunidade pode realizar gestos concretos, por meio da doação de copos descartáveis (5 de dezembro), água sanitária (6 de dezembro), sabão em pó (7 de dezembro), desinfetante e detergente (8 de dezembro).

Outra paróquia dedicada à Nossa Senhora da Conceição está localizada no bairro Tororó, também em Salvador. Neste templo, os fiéis participam do novenário, de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 18h30, na Matriz (Rua da Capelinha, s/n, Tororó), à luz do tema “Maria, discípula de Jesus Missionário”. Durante as celebrações, a comunidade poderá fazer doações de feijão, arroz, açúcar, óleo, leite, biscoito, café, macarrão e farinha.

O ponto alto das homenagens será no dia 8, quando haverá alvorada e recitação do Ofício da Imaculada Santa Mãe de Deus, às 6h; Santa Missa festiva, às 8h; Oração do Ângelus, às 12h e procissão, às 16h, saindo da Ocupação da Lapa e seguindo até a Matriz, onde os fiéis receberão a bênção do Santíssimo Sacramento.