Dízimo e Catequese: um caso verídico do dízimo!

Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador

– Padre, a mulher do dízimo disse que não posso fazer meu carnê. Deixa tio, eu fazer meu carnê, tenho 50 centavos que ganhei.

Tanto achei bonito que fiz um sinal ao plantão do dízimo para que fornecesse o carnê àquele desejoso menino de sete anos, que não só se apressou em fazer sua inscrição, quanto esnobou diante da senhora que preenchia o carnezinho, mostrando seu prestígio diante do padre.

Durante o sermão, chamei o menino à frente, falei sobre o interesse dele em ser dizimista, contribuindo apenas com 50 centavos. Todos aplaudiram aquela miniatura de dizimista.

No final da missa, como costume mensal, um brinde foi sorteado entre todos os dizimistas, de forma muito solene e esperada por todos. Uma bela surpresa: o menino Nilson que, no início da missa acabara de fazer o carnê, foi o sorteado, sendo o ganhador no meio de mais de 500 dizimistas, para a alegria dele e os aplausos do povo de Planalto – BA, paróquia em que eu era o pároco.

Ele pareceu dar um salto de capoeira diante do altar, ao receber o quadro de presente, uma “Santa Ceia”, que fez questão de desfilar sob aplauso e comoção de todos, fazendo-nos lembrar as palavras de Jesus: Os últimos serão os primeiros (cf. MT 20,16) e, principalmente: “Deus ama a quem dá com alegria!”( cf. 2 cor 9,7)

E não parou por aí.

Contou-me depois que vendeu o quadro, comprou com o dinheiro sementes para fazer uma horta. Passou a vender o que produzia na horta para tirar com alegria os 10% para o dízimo na paróquia. Coisas de menino! Coisas de cristão!!!

Textos para meditar:

• “Devolvei integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário…” (Ml 3,10-12)
  • “Pode um homem enganar a Deus? Pois vocês me enganaram! Vocês perguntam: “Em que te enganamos?” No dízimo e na contribuição.“ (Ml 3, 8)