Dom Estevam participou da preparação para a Jornada da Vida Consagrada

CapaO bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho participou na tarde da última quarta-feira, 27, na Cúria Bom Pastor, da preparação para a Jornada da Vida Consagrada, que ocorrerá no dia 15 de agosto, dia em que se celebra a Assunção de Nossa Senhora. “Fico feliz em ver que a vida religiosa em Salvador caminha dentro da unidade ao revelar o seu rosto tendo como referência a Pessoa de Jesus, principalmente para a juventude”, afirmou.

O bispo destacou a inclusão da juventude desse contexto, porque cada uma das quatro comunidades de Vida Consagrada – Vida Religiosa Contemplativa, Vida Religiosa Apostólica, Vida Consagrada Secular e Comunidades Novas – levará cinco jovens para participar da jornada: são eles o público-alvo do encontro, que deve reunir cerca de 500 pessoas no Centro de Pastoral, no Garcia. Todos eles irão participar da Celebração Eucarística presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 15h do dia 15 de agosto.

A coordenadora local da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-BA/SE), Irmã Jacira Queiroz,  ancora o propósito da jornada no apelo do Papa Francisco: “o nosso objetivo é celebrar esse ano da Vida Consagrada, como resposta ao pedido do papa, fazendo memória, com gratidão, do passado, vivendo o presente com paixão  e abraçando o futuro com esperança para despertar o mundo. É um momento de comunhão”, resumiu.

Missão Cajazeiras

Durante a reunião preparatória para a Jornada da Vida Consagrada, o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho convocou a CRB para abraçar o projeto Missão Cajazeiras. “São 700 mil habitantes e se ali já sinais de violência, há necessidade de evangelização e possibilidade de trabalho vocacional”, disse. De acordo com ele, as missões têm provocado mudanças em toda a comunidade distribuída nas seis paróquias.

Nas missões, os grupos visitam as casas, rezam com as famílias e, dessa forma, conquistam mais missionários. “Vocês criam um vínculo nessas ações realizadas uma vez por mês e esse se torna um ambiente de missão para noviças, freiras, aspirantes”, animou o bispo, que deixou o contato do vigário forâneo local, o padre Jaílson (71 8871-7187). As pessoas interessadas em se engajar no projeto devem procurá-lo, para atuar em uma das seis paróquias do bairro de Cajazeiras.