A Igreja celebra, no dia 28 de dezembro, a memória dos dos Santos Inocentes – crianças assassinadas por ordem do rei Herodes na tentativa de eliminar o Menino Jesus. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a data será marcada, como acontece anualmente, por uma Missa na Igreja da Santíssima Trindade, localizada na Avenida Jequitaia, 165, no bairro de Água de Meninos, nas proximidades do Mercado do Peixe.
A Celebração Eucarística terá início às 9h e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gabriel dos Santos Filho. O templo, reconhecido pela acolhida a pessoas em situação de rua, torna-se, mais uma vez, espaço de oração, memória e denúncia profética em defesa da vida. A celebração convida a comunidade a rezar pelos Santos Inocentes e a renovar o compromisso cristão com a proteção da vida, a promoção da dignidade humana e a defesa dos direitos das crianças e dos jovens.
A liturgia da Missa é organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), por meio da Pastoral do Menor (Pamen), e propõe também uma reflexão sobre a realidade atual de crianças e adolescentes vítimas de violência. Mesmo após mais de dois mil anos do nascimento de Jesus, as chamadas “práticas herodianas” continuam presentes na sociedade, atingindo, sobretudo, meninos e meninas pobres e moradores das periferias.




por