“Escritura e Eucaristia são elementos indispensáveis para nosso encontro com o Senhor

A Celebração Eucarística do quinto dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquatro, e concelebrada por dom Orlando Brandes, dom Nelson Francelino, dom Antônio de Assis Ribeiro e dom Amilton Manoel da Silva. Durante a procissão de entrada, estavam presentes os bispos jubilares ao longo do ano: 25 e 50 anos de ordenação presbiteral e episcopal.

Dom Giambattista Diquatro em sua homilia recordou que a “Escritura e a Eucaristia são elementos indispensáveis para o nosso encontro com o Senhor”. E conduz a reflexão sobre o Evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) mostrando Jesus como aquele que não se deixa reconhecer pelos olhos e sim pelo coração: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho” (Lc 24,32).

Giambattista ao referir-se aos discípulos de Emaús, comentou que eles haviam perdido a esperança, estavam confusos, cansados e imaginavam que Jesus fosse um profeta como os outros que já haviam passado em suas vidas, fazendo com que não compreendessem o que havia acontecido: “A simples e rápida explicação do Senhor contrasta com a complicada e lenta capacidade de entendimento dos dois discípulos. Os olhos deles permanecem fechados, mas o senhor acendeu o fogo da esperança em seus corações” (Cf. Lc 24,33-35).

Giambattista diz que: “O caminho de Emaús torna-se o símbolo do nosso caminho de fé. A Escritura e a Eucaristia são elementos indispensáveis para o nosso encontro com o Senhor. Cristo permitiu no sacramento do Pão que todos nos participássemos da unidade do seu corpo. No meio dos cansaços e das desilusões há sempre um pão partido que nos mantém no caminho da verdade e da vida”, concluiu.

Texto e foto: Jaison Alves/CNBB Sul 4
Fonte: CNBB