Notícias

Dom Giovanni é nomeado como novo bispo da Diocese de Estância (SE)

Dom Giovanni pastoreava, como bispo auxiliar, a Arquidiocese de Salvador desde o ano de 2012

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Giovanni Crippa, IMC, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo da Diocese de Estância (SE). A nomeação aconteceu nesta quarta-feira (9) e foi anunciada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ainda pela manhã, através da Rádio Excelsior da Bahia. A posse será no dia 24 de agosto. Clique aqui e confira o comunicado de Dom Murilo.

Italiano, nascido em Milão, Dom Giovanni emitiu, em 1981, os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Em 1996 doutorou-se em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma. Viveu os primeiros anos de seu sacerdócio na Itália, onde foi animador missionário e vocacional (Turim), professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da equipe de coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.

Dom Giovanni veio para o Brasil em 2001, e trabalhou sempre em Feira de Santana (BA): ali foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade (2001 – 2003) e, a partir de 2004, pároco dessa mesma paróquia; foi diretor espiritual no Seminário Arquidiocesano Sant’Ana Mestra, professor na Faculdade Católica, membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, conselheiro Provincial de sua Congregação e, desde 2001, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora.

Em 21 de março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, recebendo, em maio do mesmo ano, a Ordenação Episcopal. Até a presente data, Dom Giovanni reside na cidade de Cruz das Almas, onde desenvolve trabalhos pastorais na região do Recôncavo Baiano. Além disso, em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa como administrador apostólico de Estância, onde será o novo Bispo.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário