Dom Murilo Krieger presidiu Missa da Quarta-feira de Cinzas na Catedral Basílica

Para marcar o início da Quaresma – período de preparação para a Páscoa -, inúmeras Missas foram celebradas em paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador nesta Quarta-feira de Cinzas (26). Na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Celebração Eucarística, que teve início às 18h, e foi concelebrada pelo reitor e pelo formador do Seminário São João Maria Vianney, padre Gil André Peixinho e padre Rutinaldo Gonzaga, respectivamente.

É nesta Celebração que os fiéis recebem uma cruz na testa, com as cinzas, para recordar a frágil e passageira vida humana. Confira, abaixo, a homilia proferida por Dom Murilo:

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil

Catedral – Quarta-feira de Cinzas – 26.02.2020

 

  1. Neste primeiro dia da Quaresma, nesta Quarta-feira de Cinzas de 2020, nosso olhar se volta em três direções:

1ª – a Palavra de Deus

2ª – a Mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma

3ª – a Campanha da Fraternidade 2020, aberta hoje em todo o Brasil

  1. A Palavra de Deus:

Através do profeta Joel, Deus dá uma ordem e explica a razão dessa ordem:

  • a ordem: “Voltai para mim com todo o vosso coração” (é um ato que continua ao longo de nossa vida, dada nossa tendência a nos afastarmos dele)
  • a razão: “ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia; inclinado a perdoar o castigo” (como não nos deixarmos levar pela misericórdia divina?…)
  • Para nós, ministros (sacerdotes), uma motivação especial: “Chorem… e digam: Perdoa, Senhor o teu povo”. Somos chamados a ser ministros da reconciliação (sacramento da confissão).

Através de Paulo (2Cor), ouvimos um apelo: “Deixai-vos reconciliar com Deus” (a iniciativa é de Deus).

Para Jesus, precisamos ter um cuidado especial com a vaidade: não fazer o bem diante dos homens, para sermos vistos. O Pai está atento a tudo, também àquilo que é feito de forma escondida.

  1. A Mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma

Baseado no apelo de Paulo na 2ª carta aos Coríntios (“Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” 2Cor 5,20), o Papa Francisco recorda que a presença do mal no mundo é uma realidade. Mas nossa vida cristã deve ser conduzida pelo Mistério pascal: sentir compaixão pelas chagas de Cristo crucificado presentes nas inúmeras vítimas inocentes das guerras, dos que destroem a vida (aborto), das diversas formas de violência, dos desastres ambientais, da injusta distribuição dos bens da terra, das injustiças que nascem da busca do lucro a qualquer custo etc.

  1. A Campanha da Fraternidade 2020
  • Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
  • A parábola do bom Samaritano resume a vida cristã: quem é o meu próximo?
  • O testemunho de Santa Dulce dos Pobres nos mostra que ser samaritano está ao alcance de qualquer pessoa.
  • Por isso, a observação de Jesus a nós, hoje: “Vai e faze o mesmo!”