Dom Murilo preside Celebração em Ação de Graças pelos 15 anos da Pastoral do Dízimo

DSC05546

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 15 anos da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Salvador, iniciando o mês dedicado a este serviço. Paroquianos de diversos bairros participaram da Missa, na Capela Sagrada Família – Cúria Bom Pastor (avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia).

Em sua homilia, Dom Murilo optou por não motivar os agentes da pastoral. “Não se ensina o Pai Nosso ao vigário. Vocês já têm uma dedicação tão intensa, que revela o entusiasmo em seguir esta missão”, disse. O arcebispo pontuou algumas dimensões do dízimo: bíblica, teológica, espiritual, pastoral e a missionária. Entre as orientações básicas sobre o tema, afirmou: “temos a necessidade de oferecer o dízimo como gratidão a Deus: o dízimo como expressão de generosidade e fé”, resumiu.

Paroquiana de Santa Rosa de Lima, no Costa Azul, Graça Dantas está engajada no objetivo de viabilizar a realização de ações na comunidade a partir do dízimo. “Ainda não conseguimos alcançar a dimensão social, porque não atingimos o patamar desejado, mas temos usado o dizimo na dimensão missionária, patrocinando cursos, palestras e viagens dos nossos agentes e do padre”, explica.

DSC05580O desafio é semelhante ao enfrentado pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Assunção, na Pituba. “O mais importante é a conversão, para que as pessoas sintam a necessidade de devolver o dízimo”, explica Carmen Sant’ana. O caminho é árduo, mas é de aprendizado, como explica Francisca dos Santos, que há 18 anos integra a Pastoral do Dízimo da Paróquia São Lucas Evangelista, em Campinas. “É uma missão gratificante, porque a pastoral do dizimo estava em baixa e nós conseguimos renová-la, após a chegada do padre Fernando. Tenho aprendido muito nessa caminhada, principalmente sobre a importância da partilha”, disse.

Após a Celebração, 15 padres, representando o Clero, foram homenageados. Eles foram escolhidos pela perseverança, mesmo diante das adversidades da paróquia ou da questão geográfica; pela persistência em trabalhar a Pastoral do Dízimo; pelo trabalho de mudança de mentalidade na paróquia ou porque mudaram a realidade do local. A assessora da pastoral, Cleidinalva Nunes, foi surpreendida por uma homenagem. “Eu não participo da pastoral pelo valor que recebo da Arquidiocese como funcionária. Participo porque acredito, porque vi o rosto da nossa Igreja mudar a partir do dízimo”, disse emocionada.

Confira os padres que receberão homenagens na Missa da Pastoral do Dízimo:

Padre Paulo Nunes (paróquia  Santo André, Nordeste de Amaralina);

Padre Arenilton de Souza (paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Periperi);

Padre Hermano Conceição de Jesus (paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja);

Padre Carlos Augusto da Cruz Silva (paróquia São Francisco de Assis, Alto de Coutos);

Padre Jurandir da Silva Paz (paróquia São João Batista, em Cabaceiras do Paraguaçu);

Padre João Carlos dos Santos Pestana (paróquia Senhor Deus Menino – São Félix);

Monsenhor Ademar Dantas (paróquia Nossa Senhora da Assunção);

Padre Sérgio Ricardo Gomes de Freitas (paróquia Nossa Senhora de Fátima – Stella Maris);

Padre Luís Simões (paróquia Nossa Senhora da Vitória);

Padre Domingos Sávio Souza Leal (paróquia São José Operário);

Padre Benedito Pereira dos Santos (paróquia São João Evangelista, Mussurunga);

Padre Antônio Thadeu de Oliveira Xavier (paróquia Nossa Senhora da Saúde e Glória);

Padre Joelson Alves de Andrade (paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, Cruz das Almas);

Padre Thiago Kern (paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, Itinga);

Padre Etienne Kern (paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II).