Formação Notícias

Julho é o mês do Dízimo na Arquidiocese de Salvador

Com o tema  Que a fidelidade de Maria a Deus e ao Projeto de Salvação, conceda-nos a graça de sermos dizimistas fiéis, a Pastoral do Dízimo da Arquidiocese lança dá início a Campanha de Animação 2017, amanhã, dia 1º de julho. Durante todo o mês as paróquias são convidadas a ajudarem os fiéis na reflexão sobre a importância do dízimo como partilha dos dons recebidos e instrumento de evangelização.

A coordenação arquidiocesana da Pastoral do Dízimo preparou algumas dicas para ajudar as comunidades a celebrarem a abertura do mês do Dízimo, confira:

1. Combine com seu pároco/adm. Paroquial para no Domingo 02/07/2017 celebrar a Missa de Abertura da Campanha da Partilha, com cânticos, equipe de acolhimento da própria Pastoral do Dizimo, momento do Dízimo e etc, motivando as pessoas a participar deste momento importante em nossas paróquias.
  2. Reúna-se com os dizimistas, membros da comunidade, nas casas ou na igreja. Escolha onde poderá ser realizado um encontro para reflexão da importância da Partilha. Exemplo: Café com Dízimo, Chá com Dízimo, Sarau do Dízimo, Louvor com Reflexão sobre o Dízimo, etc.
  3. Verifique quais são as pessoas que estão afastadas da comunidade. Convide-as para participar deste encontro.
  4. Providencie para que as pessoas tenham conhecimento do roteiro deste encontro; assim elas participarão com mais proveito do encontro.
  5. Incentivem para que todos participem do encontro e que auxiliem no que puderem, como nas leituras (Ex 25,1-2 – O coração é a medida da oferta; Pv 11,24-26 – Aquele que sabe dar está pronto para receber; Ecle 35, 6-14 – Uma oferta integral; IICor 9, 7-11 – Oferecer não somente com o coração, mas o coração; At 4,35-37 – E traziam seus bens aos apóstolos; IICor 9,4-14 – Como desapegar-se e viver a caridade; IICor 8,1-3 – Apesar das dificuldades ofereciam generosamente), nos cantos, na ornamentação, na confecção de cartazes, na preparação do ambiente, na acolhida.
  6. Realize cada encontro com o máximo de participação de todos. Use dos recursos possíveis, como cartazes, imagens, músicas, mensagens e slide da Formação do Dízimo, por Dom Estevam (solicite). Quanto mais criatividade, melhor, mas sem perder de vista o assunto central deste encontro da Partilha.
  7. Motive a todos a participarem do Encerramento Campanha da Partilha com a Santa Missa com a mesma motivação da Missa de Abertura.

Para motivar ainda mais as comunidades quanto a este gesto de ofertar o dízimo, as paróquias da Arquidiocese de Salvador receberão, semanalmente, vídeos sobre a importância desta experiência de fé. No primeiro vídeo, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger faz um convite especial aos fiéis. Assista!