Dom Sergio da Rocha foi homenageado com a Medalha Tamandaré

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recebeu na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a Medalha Tamandaré – honraria concedida pela Marinha do Brasil a autoridades. A condecoração, realizada em ato solene no Dia do Marinheiro, aconteceu no Farol da Barra, em Salvador.

Para Dom Sergio, esta medalha é, ao mesmo tempo, um reconhecimento da missão da Igreja, bem como uma homenagem ao serviço da Marinha. “Eu agradeço em nome da própria Igreja, porque creio que esta medalha, mais do que um reconhecimento pessoal, é um reconhecimento da missão da Igreja na sociedade, à serviço do mesmo povo que a Marinha também serve. Nós somos agraciados com a medalha, mas cumprimentamos a Marinha, pois é a Marinha quem tem o mérito de ser homenageada hoje, por prestar um serviço de especial importância para o Brasil, pela segurança na questão marítima. Ao aceitar essa medalha, nós também estamos homenageando a Marinha, agradecendo pela missão”, afirmou.

O que é a Medalha Tamandaré?

De acordo com o site da Marinha, “criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. Como condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever; em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela Nação Brasileira e sua Marinha; entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil”.

Fotos: Sara Gomes