Dom Valter Magno de Carvalho abençoou a Capela Santa Dulce dos Pobres

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, presidiu a Santa Missa com o rito da bênção da Capela Santa Dulce dos Pobres, neste sábado (30), às 18h. Localizada em uma das casas que estão sob os cuidados da Obra Lumen de Evangelização, na Federação, a Capela foi completamente reformada. “Esta não é uma capela, mas é a capela. Este espaço não é um espaço, mas é o espaço: é o lugar do encontro com Jesus e com os irmãos; lugar de celebração da vida comunitária, da vida de fé. Numa comunidade como esta, que alicerça a sua ação na fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor, esta capela é também o lugar que nos congrega como irmãos”, disse Dom Valter.

Logo no início da Celebração Eucarística, Dom Valter aspergiu água benta sobre a mesa do altar, em sinal de penitência e em lembrança pelo batismo, e também nas paredes e no altar da Igreja para purificá-los. “Aqueles que neste templo se reunirem para louvar, para bendizer, para dar graças ao nosso Deus; aqueles que aqui vierem para buscara força necessária para as suas vidas, ouvindo atentamente a Palavra, se alimentando do Corpo do Nosso Senhor, devem fecundar a sociedade e o mundo por onde forem. Ao entrarmos no templo precisamos levar conosco a graça e saindo dele precisamos fazer com que a graça de Deus alcance a vida dos irmãos e das irmãs. Nos alimentamos, nos fortalecemos, orientamos o nosso coração para Deus, para sermos sinais de Deus para os outros”, afirmou.

Seguindo o rito litúrgico, a capela foi incensada e e mesa do altar recebeu as toalhas e os objetos litúrgicos, para a continuação do rito sacramental. “Queridos irmãos e irmãs, a bênção desta capela quer significar o nosso ato de louvor a Deus. Edificar o templo é acima de tudo um ato de louvor a Deus, mas é também um compromisso de ser a Igreja viva no meio do mundo. Nós somos chamados a sermos este templo vivo, que acolhe a graça de Deus, que permite que o Senhor entre na vida e faça morada: nós somos a casa onde Deus deseja habitar”, destacou.

Acolhida

A Capela está localizada dentro da Casa Santa Dulce dos Pobres, onde são acolhidos homens em situação de rua ou em vulnerabilidade social, com o objetivo de ajudá-los a reencontrar a dignidade de filhos de Deus. Antes de ser doado para a Obra Lumen de Evangelização, durante 40 anos o espaço funcionou como uma creche para crianças que moravam nos bairros da Federação e do Alto das Pombas.

É importante destacar que, atualmente, a Obra Lumen possui, também, uma casa feminina, conhecida como Casa Santa Teresinha do Menino Jesus. Para os locais são aceitas doações, principalmente de alimentos não perecíveis.

Fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!