Dom Valter Magno presidiu a Santa Missa com o rito de posse do padre João Eduardo

Na manhã deste domingo, 18 de fevereiro, o padre João Eduardo Paiva foi empossado como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Tororó, em Salvador. A Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, teve início às 8h. “A essa comunidade paroquial, a palavra é de agradecimento pela acolhida feita ao padre João. A missão de pastorear o povo de Deus brota do coração do Cristo: é Jesus quem envia os Seus discípulos para apascentar o rebanho Dele”, disse Dom Valter aos fiéis [clique aqui e confira fotos].

Como acontece em todas as posses, no início da Celebração Eucarística é lida a Provisão Canônica, documento que confirma a nomeação do pároco, assinado pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo chanceler, cônego Antonio Ademilton de Santa Bárbara. Em seguida, o padre que assume a nova missão faz a profissão de fé. Após a homilia, o padre João Eduardo fez a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Outro momento marcante na Missa com o rito de posse é a entrega, pelas mãos do bispo, das chaves da Igreja e do sacrário, do óleo do Batismo e da estola roxa. “Hoje esta comunidade ganha o novo pároco. O acolham e se disponham a ajudá-lo a caminhar. Lembremos que o rebanho é sempre do Senhor e que a missão do pároco é a de cuidar do rebanho de Cristo”, disse Dom Valter.

O novo pároco fez, ainda, o juramento de fidelidade à Igreja. Antes da bênção final, o diácono José Homem fez a leitura da ata. “Eis que venho com prazer fazer a Vossa vontade. Agradeço a Dom Sergio que me confiou essa missão.

“Jesus perguntou a Pedro: ‘Pedro, tu me amas?’. Na pergunta de Jesus está o desejo de que o Seu discípulo, e agora apóstolo, esteja ligado diretamente à Ele. Ele não quer apenas apóstolos, ele quer amigo”, afirmou Dom Valter.

Fotos: Sara Gomes