Dom Valter presidiu Missa em ação de graças a Deus por toda a preparação para a Jornada Mundial dos Pobres

Equipe da Ação Social Arquidiocesana (ASA)

Na manhã de hoje, 10 de outubro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, presidiu a Santa Missa na Igreja Sagrada Família, da Cúria Metropolitana de Salvador, pela Rede ASA e em ação de graças a Deus por todo o material já produzido para a Jornada Mundial dos Pobres, que será celebrada no mês de novembro. Concelebraram esta Eucaristia o padre Carlos Augusto da Cruz Silva, diretor financeiro da ASA; o padre Jaime Rojas, vigário do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida; e o padre Philippe Le Puil, coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária.

Durante a homilia, Dom Valter destacou a importância de cada um buscar no outro a força necessária para a missão. “A Rede ASA deve ser uma oportunidade para isso, para nos fortalecer com a experiência do outro, para juntos seguirmos sempre em frente. Quisemos valorizar este momento e já nos introduzir nesta sétima Jornada Mundial dos Pobres. Por isso, hoje, nós queremos lançar esse material que será enviado para as nossas comunidades e para os nossos serviços de evangelização, para ajudar o nosso povo a se preparar e a celebrar bem o Dia Mundial dos Pobres”, afirmou.

Dom Valter disse, ainda, que “temos feito um caminho bonito de preparação. Já nos reunimos algumas vezes com a equipe que preparou este material e que está preparando este dia, para juntos decidirmos um caminho para a nossa Arquidiocese, no desejo de integrar todas as ações sociais, todas as ações pastorais, todas as comunidades e paróquias com o mesmo objetivo. O grande sonho que nós temos, e para isso estamos caminhando, é que todas as nossas comunidades celebrem esse dia recordando, trazendo ao coração, voltando o seu olhar para aqueles que passam por privações e dificuldades, os mais empobrecidos, aqueles que vivem situações de maior vulnerabilidade”, afirmou Dom Valter.

Este ano, a Jornada Mundial dos Pobres terá como tema «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7). “No cotidiano da vida, às vezes voltamos o nosso olhar para muitas coisas, e nos esquecemos de olhar para aqueles que estão à margem. No Dia Mundial dos Pobres, convocado pelo Papa Francisco, é uma oportunidade que toda a Igreja tem  de parar e olhar para o mais necessitado; de parar e olhar para aquele que está mais necessitado diante do mundo”, asseverou.

Antes da bênção final, representantes de 15 pastorais sociais foram convidados a receber as cartilhas que, em breve, serão enviadas (impressas) para as paróquias, mas que já podem ser acessadas na versão digital [clique aqui].

Fotos: Sara Gomes