Em coletiva de imprensa, Arquidiocese de Salvador apresentou a proposta da CF 2026

Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é "Fraternidade e Moradia"

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia promoveu, na tarde da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, a coletiva de imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2026. O encontro com os comunicadores ocorreu na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro de Água de Meninos, em Salvador, espaço escolhido por representar um exemplo concreto do tema deste ano: no entorno da comunidade existem 18 casas individuais e três moradias comunitárias, todas assistidas, oferecendo acolhimento e dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Participaram da coletiva o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; o bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial para as Pastorais Sociais, Dom Gabriel dos Santos Filho; o diretor executivo da Ação Social Arquidiocesana (ASA), cônego José Carlos Santos Silva; o idealizador da Comunidade da Trindade, Irmão Henrique Peregrino; e o morador Altair Leal de Aguiar, residente em uma das casas assistidas. A condução foi realizada pelo vigário episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação, padre Manoel Filho.

Durante o encontro, foi destacado que a escolha da Igreja da Santíssima Trindade como local da coletiva possui forte significado pastoral e social. O conjunto das 18 casas individuais e das três residências comunitárias, organizadas como moradias assistidas, expressa na prática o compromisso da Igreja com a promoção da dignidade humana por meio do acesso à habitação.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 foi oficialmente lançada em âmbito nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também no dia 18 de fevereiro, inclusive com a participação do Irmão Henrique e do Altair. Inspirada no mistério da Encarnação, a iniciativa propõe uma reflexão profunda sobre o direito à habitação digna no país, recordando que Deus escolheu habitar entre nós e, por isso, a sociedade é chamada a garantir moradia digna para todas as pessoas.

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2026 apresenta o método “ver, iluminar e agir” como caminho de reflexão e ação. A proposta é reconhecer a realidade das famílias que enfrentam precariedade habitacional, iluminar essa realidade à luz da fé cristã e da Doutrina Social da Igreja e, por fim, agir com iniciativas concretas e articulação com políticas públicas que garantam o direito à moradia.

Ao longo da Quaresma, a campanha será vivenciada de modo especial nas comunidades e paróquias, unindo fé e compromisso social. Na oportunidade, o Cardeal reforçou que a moradia digna não é um bem de consumo, mas um direito essencial, ligado à segurança, à saúde, à convivência familiar e ao pleno desenvolvimento das pessoas, convocando toda a sociedade a assumir corresponsabilidade na construção de um Brasil mais justo e fraterno.

Fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Artigos de Dom Sergio, Formação, Notícias

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Retomada da Equipe Sinodal Arquidiocesana marca novo impulso para implementação do Documento Final do Sínodo

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia retomou, na manhã deste sábado, 11 de abril, as atividades da Equipe Sinodal Arquidiocesana. O encontro aconteceu

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 11.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 10.04.2026



Continue navegando