
Em preparação ao Ano Santo Jubilar, que será celebrado em 2025, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através do Vicariato Episcopal para a Pastoral, enviou uma carta às Instâncias Articuladoras dos Serviços Arquidiocesanos com orientações e programações para este tempo, que é chamado de Ano da Oração. Estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II e lives formativas fazem parte das ações que serão desenvolvidas ainda em 2024.
Abaixo, confira a íntegra do texto:
Salvador, 19 de abril de 2024
Às Instâncias Articuladoras dos Serviços Arquidiocesanos:
Comissões; Pastorais; CAMEC (Movimentos e Associações); Ação Missionária; COIDE (Ordens Terceiras, Irmandades e Devoções; Vida Consagrada; Novas Comunidades; Colégios Católicos e Centros de Educação Superior.
Alegremo-nos todos, o Senhor ressurgiu!
Neste ano de 2024, somos motivados com realidades significativas, que animam e fortalecem ainda mais o nosso caminho pastoral. Recordamos de modo muito especial, o caminho preparatório que a Igreja em todo mundo está realizando, tendo em vista o Ano Santo Jubilar que ocorrerá em 2025 com o tema: “Peregrinos de Esperança”, escolhido pelo Santo Padre, o Papa Francisco.
Assim, como preparação para este momento, nós temos um percurso que leva em conta a oração e o estudo dos Documentos do Concílio Vaticano II. Ainda, na esteira destes acontecimentos, em nossa Arquidiocese, seguimos em linha de continuidade com o caminho da sinodalidade, que já nos estimula ao exercício da Pastoral de Conjunto e, por fim, o prolongamento das Diretrizes Gerias da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que nos convida à renovação das forças missionárias. Dessa forma, cada um a partir do lugar em que está é convidado a acolher o convite que a Igreja nos faz! Estamos também elaborando as orientações para a organização e funcionamento das Instâncias Articuladoras, em vista de aprimorar a Pastoral de Conjunto.
Deste modo, neste Ano da Oração, queremos também iniciar, enquanto Instâncias Articuladoras, o processo de estudo e aprofundamento sobre as quatro Constituições do Concílio Vaticano II, a saber: (Lumen Gentium, Sacrosanctum Concilium, Dei Verbum e Gaudium et Spes). Queremos, tomar conhecimento dos 34 volumes dos “Cadernos do Concílio” que foram publicados e estão escritos numa linguagem simples para favorecer um caminho de redescoberta dos conteúdos centrais do Vaticano II.
Desta maneira, com base no que foi acima apresentado, o Vicariato Episcopal para a Pastoral apresenta uma programação especial para as Instâncias Articuladoras, tendo em vista o Ano da Oração e a preparação para o Ano Santo Jubilar. A seguir, apresentaremos a programação completa.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Lives formativas
- O sentido da vida e o diálogo como instrumento. Dia 09 de maio, às 19h30.
- A Liturgia no Mistério da Igreja. Dia 19 de junho, às 19h30;
- Igreja Povo de Deus e os Leigos. Dia 25 de julho, às 19h30.
- A Sagrada Escritura na vida da igreja. Dia 05 de setembro, às 19h30;
De acordo com a realidade e necessidade os articuladores, podem seguir com o estudo dos outros cadernos.
Momento de integração e partilha
- Encontro de integração dos organismos, análise das orientações para a organização das Instâncias, partilha dos estudos desenvolvidos e criação de rede de comunicação; dia 06 de julho às 14h30, local: Centro de Pastoral – Cúria Metropolitana.
Peregrinação
- Momento orante de peregrinação ao Santuário do Bomfim. Dia 14 de setembro, às 15h.
Assembleia Anual
- Assembleia anual momento de avaliação, planejamento e conclusão das atividades. Dia 19 de outubro, às 14h no Centro de Pastoral – Cúria Metropolitana.
Assim, concluímos, agradecendo com grande afeto e esperamos contar com a presença generosa de todos, na participação dos nossos trabalhos. Alcemos as nossas velas para acolhermos o vento novo do Espírito Santo. Que Ele, “Senhor que dá a vida”, nos conduza e nos oriente em nossa missão evangelizadora.
Com esperança,
Côn. Edson Menezes da Silva
Vigário Episcopal para a Pastoral


por