Em Roma, pessoas em situação de vulnerabilidade social tiveram acesso ao Fundo Jesus Divino Trabalhador

Mais de 2.500 pessoas, na cidade de Roma, em risco de exclusão social, a maioria delas desempregada, puderam ter acesso ao “Fundo Jesus Divino Trabalhador”, criado há mais de um ano pelo Papa Francisco. O pontífice tinha destinado um milhão de euros, para apoiar os mais afetados pela crise econômica causada pela pandemia, mas a Aliança para Roma criada pela Diocese com instituições públicas, e o setor privado tornou possível empregar até dois milhões e duzentos mil euros em apoio aos mais frágeis.

De acordo com o vice-regente de Roma, Dom Gianpiero Palmieri, a iniciativa alcançou vários objetivos.Primeiro de tudo, a ajuda concreta a um número substancial de famílias, cerca de 920, para um total de 2.500 pessoas. A ajuda consistia não apenas no apoio econômico, mas também na possibilidade de encontrar um emprego: em 30% dos casos, foi ativado um estágio de trabalho ou as pessoas foram introduzidas, reintroduzidas no mercado de trabalho. O outro objetivo certamente positivo é a colaboração entre a Igreja e as instituições, em particular a Região do Lácio e o Município de Roma, e várias entidades privadas que financiaram o fundo a fim de realizar suas iniciativas”, afirmou.

Dom Gianpiero também destaca que esta experiência demonstrou que um dos maiores problemas da cidade continua sendo a o trabalho precário.Eu diria que este é o problema fundamental, não porque outros problemas como moradia ou baixa renda não sejam reais, mas porque estão ligados à falta de trabalho. Assim que se consegue resolver o problema da falta de trabalho e de um emprego devidamente remunerado, os outros problemas serão resolvidos como consequência”, disse.

Fonte: Vatican News

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!