Encontro de Pastoral destacou o caminho sinodal e o desenvolvimento do Plano Arquidiocesano

O longo caminho de sinodalidade, que já começou a ser percorrido pela Igreja em todo o mundo, foi o assunto principal do Encontro Arquidiocesano de Pastoral 2021. A atividade, que reuniu padres, religiosos, religiosas e leigos, aconteceu na manhã deste sábado (20), no auditório Dom Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Metropolitana Bom Pastor. Em virtude da pandemia, a quantidade de pessoas foi limitada. Por ainda estar se recuperando de uma cirurgia, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha, não pôde estar presente.

O encontro teve início às 9h, com um momento de oração conduzido pela equipe de Espiritualidade da Comissão do Sínodo dos Bispos, na Sé Primacial. Na ocasião, o ícone da Santíssima Trindade foi introduzido no auditório, acompanhado por pessoas que seguravam 12 fitas, representando todas as foranias que compõem esta Igreja Particular. Em seguida, os participantes recitaram a Oração do Sínodo, pedindo ao Espírito Santo a unidade, a sabedoria e o discernimento necessários neste processo de escuta. A Bíblia e a imagem de Nossa Senhora Aparecida também fizeram parte da oração.

De acordo com o bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, o encontro deste ano tem um sentido especial, primeiro por ser um momento de reencontro após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia; e, em segundo lugar, por ser a oportunidade de continuar a caminhada do Plano Arquidiocesano de Pastoral (2019-2023). “Mais uma vez, queremos renovar a nossa disposição de colocar em prática aquilo que a Igreja nos pede. Além disso, estamos neste período tão bonito da vida da nossa Igreja, em vista da preparação para o Sínodo dos Bispos e, assim, a temática deste encontro gira em torno da sinodalidade, esta que é uma característica básica da vida da nossa Igreja”, afirmou.

Ao lado de Dom Valter estiveram o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão; o Vigário Episcopal e o secretário para a Pastoral, padre Edson Menezes da Silva e padre Ailan Simões, respectivamente; e o Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico, padre Alberto Montealegre, que conduziu a temática central, explicando aos participantes o que é Sínodo e quais são os passos para uma vivência de sinodalidade. “Nós temos dois objetivos: oferecer uma motivação para o desenvolvimento do atual Plano de Pastoral, de modo particular com relação ao Pilar da Caridade, que será a prioridade para o ano de 2022; e, além disso, vamos oferecer uma orientação sobre a organização e o desenvolvimento do processo de escuta sinodal, que é previsto para acontecer nesta Fase Arquidiocesana. Então, estamos reunindo todas as pessoas que irão, de uma certa forma, organizar todo este processo nas paróquias e nas pastorais da nossa Arquidiocese”, destacou o padre Edson.

Para a leiga e coordenadora da Pastoral Arquidiocesana da Educação, Edna Rodrigues, a Fase Arquidiocesana do Sínodo mostra, com clareza, que a Igreja escuta a todos, sem distinção.  “O convite do Papa Francisco nos encantou profundamente como leigos e leigas da Igreja, pois fomos convidados a compreender qual é o verdadeiro sentido sinodal. Termos um processo de escuta nos dá a certeza de que somos, com o Papa e com todos os bispos, participantes desta Igreja”, afirmou.

Experiências de oração

Para que a compreensão acerca da Fase Arquidiocesana – aberta pelo Papa Francisco em 10 de outubro; e nas Arquidioceses e dioceses do mundo inteiro em 17 de outubro deste ano – o padre Edson Menezes apresentou o planejamento, a organização, o funcionamento e o cronograma para esta Igreja Particular. Inclusive, por falar em caminhada sinodal, o Setor de comunicação preparou um vídeo que mostra as experiências de oração em sete locais diferentes, para que este tempo seja vivido por todos, à luz do tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão [para conferir, clique aqui].

Texto e fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!