Encontro da Rede ASA reúne grupos, pastorais e entidades que desenvolvem ações sociais na Arquidiocese

Da esquerda para a direita: Inês Araújo, Diácono Heldo Jorge, Dom Zanoni Demetino, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Roberjane Nascimento e Luciano da Cruz
Da esquerda para a direita: Inês Araújo, diácono Heldo Jorge, Dom Zanoni Demetino, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Roberjane Nascimento e Luciano da Cruz

Com o objetivo de reunir grupos, movimentos, entidades e pastorais que desenvolvem ações sociais na Arquidiocese de Salvador e assim poder formar uma rede, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) realiza hoje (16) e amanhã (17) o Encontro Rede ASA, no Colégio Antônio Vieira (Garcia). A iniciativa visa conhecer os trabalhos e construir uma ponte entre eles.

Para abrir as atividades, a ASA organizou uma mesa formada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho; pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demetino de Castro; o presidente da diretoria executiva da ASA, diácono Heldo Jorge dos Santos Pereira; a representante da Pastoral do Menor (Pamen), Roberjane Nascimento; a representante da Pastoral da Saúde, Inês Araújo; e o acolhido pelo projeto Levanta-te e Anda, Luciano da Cruz.

De acordo com Dom Estevam, os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais sociais refletem a ação da Arquidiocese. “Nós precisamos fortalecer a nossa identidade católica e poder ver os diversos organismos que trabalham com as obras de misericórdia e que fazem tão bem às pessoas, aos seres humanos de nossa cidade é, realmente, uma verdadeira graça. Essa é a nossa alegria e é o que mais desejamos: que a ASA seja uma verdadeira expressão da nossa identidade católica e arquidiocesana”, afirmou.

O tema central “Somos Igreja” foi abordado por Dom Zanoni, que lembrou que a civilização do amor só poderá ser concretizada a partir de ações em conjunto. “Nós vivemos nesse mundo em crise. As respostas que até então dávamos não são mais adequadas. Quem vai plasmar essa nova civilização do amor, como nos falava São João Paulo II? Nós precisamos unir as forças. São tantas iniciativas fantásticas a serviço da vida, que cumprem, que assumem de fato o projeto de Deus”, disse.

Nos intervalos entre as palestras e os momentos de partilha, os participantes podem conferir a Feira da Misericórdia, com produtos produzidos pelos grupos e pastorais, como as camisas e bonés da comunidade da Trindade, quadros pintados por presidiários acompanhados pela Pastoral Carcerária, além de livros, plantas, bolsas e chaveiros.

Feira da Misericórdia

Para que esteve evento fosse organizado, a ASA realizou uma série de reuniões, chamadas de Reuniões Ampliadas, com representantes de pastorais. Nos encontros foram planejados o caminho que será feito nestes dois dias, a programação e o pós-evento. “Nós continuaremos as reuniões ampliadas e o nosso intuito é ampliar ainda mais essas reuniões. A partir desse encontro nós vamos identificar outros grupos, outras pastorais que possam somar com a gente nessas reuniões, para que possamos avaliar, olhar com carinho o material que está sendo feito aqui e dar os próximos passos nessa rede”, afirmou a articuladora da ASA, Hildete Emanuele.

Segundo o padre João Van Den Hoven, nos 15 anos de existência da ASA foram desenvolvidas ações em conjunto com algumas pastorais, de forma modesta. Contudo, ele vê neste primeiro encontro de articulação uma oportunidade de fortalecer as ações desenvolvidas. “Agora nós vamos juntos tentar montar uma proposta de ação em conjunto, ou seja, nós vamos discutir qual é a formação que nós podemos oferecer, como é que pode ser o diálogo, como vamos agir em grupo para a sociedade civil em certos eventos que acontecem; vamos refletir também como podemos aprofundar a nossa mística e vamos ver também para o ano que vem se em conjunto podemos adotar uma ação concreta para a Campanha da Fraternidade,que falará sobre ecologia”, pontuou.

O Entro da Rede ASA segue até às 17h deste sábado (15) e continua neste domingo (16), das 8h às 13h.

Texto e fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!