Equipes de Jovens de Nossa Senhora serão acompanhadas por Dom Estevam

O bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho acompanhará de perto as atividades das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), que é um seguimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS) para casais. Na Arquidiocese de Salvador, o primeiro grupo formado por jovens teve início há três anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris.

Para que você possa conhecer melhor a missão deste movimento, a equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) preparou uma entrevista com o social da equipe de base das EJNS, Gabriel Dantas. Confira:

Pascom – Como funciona a parte jovem das Equipes de Nossa Senhora? Quais são as principais atividades?

Gabriel Dantas – As equipes jovens têm como carisma, se espelhando nos apóstolos, a vida em comunidade (equipes), tendo Maria como exemplo de santidade. As equipes atuam em vários países do mundo e no nosso país em 18 estados mais o Distrito Federal, sendo divididos em oito regiões. A equipe base funciona com oito a 12 jovens de 16 a 30 anos, um casal acompanhador (preferencialmente de uma ENS) e um conselheiro espiritual. As nossas principais atividades são as reuniões formais e reuniões informais, a missa mensal e o terço mariano mensal. As reuniões formais são os momentos nos quais meditamos o tema proposto no nosso temário, meditamos a Palavra e partilhamos experiências. As reuniões informais são muito importantes para dividirmos experiências pessoais, aprofundar a relação em equipe e aumentar a nossa intimidade e confiança. A nossa missa mensal e o terço mariano são os momentos onde, literalmente, confirmamos nossa vida em comunidade. Os terços são rezados em conjunto com todos os equipistas da equipe de base; e as missas as EJNS (Equipes de Jovens de Nossa Senhora) se juntam com as ENS (Equipes de Nossa Senhora) para celebrar em comunhão.

Pascom – Há quanto tempo vocês atuam na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e quais são os frutos já colhidos?

Gabriel Dantas – O movimento foi implantado em Salvador há três anos. Um ano apenas como equipes pilotos e os últimos dois anos como equipe de base. É importante ressaltar que as Equipes de Jovens de Nossa Senhora não é um movimento paroquial, as missas são realizadas cada mês em uma paróquia Mariana diferente e as reuniões formais são feitas nas casas dos equipistas da Equipe de Base, atuando em todo o território de Salvador. Já colhemos muitos frutos na nossa fé, caminhada na Igreja e unidade de vida; e como equipe conseguimos terminar a pilotagem e fundar duas equipes de base, estamos em processo para fundar uma equipe em Cruz das Almas.

Pascom – Os jovens que desejam participar fazem como?

Gabriel Dantas – Para participar das EJNS é bem simples, basta ter entre 16 e 30 anos, não ter filhos, ser solteiro e sem experiência conjugal (marital), professar a fé na Igreja Católica Apostólica Romana, ter o consentimento do setor e participar das reuniões de pilotagem. Essas são as regras básicas, então basta entrar em contato através do direct no Instagram do setor Salvador (@ejnssetorsalvador), ou entrar em contato comigo também via Instagram (@biel_sdantas). Se o jovem for filho de equipistas é só falar com os pais e pedir para que entrem em contato com algum dos nossos casais acompanhadores. Após o contato, damos início ao processo de pilotagem para logo depois inserirmos ele em uma equipe. Aproveitando, faço o convite para uma reunião informal que estaremos fazendo dia 7 de setembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris, para apresentar as equipes para os jovens interessados!

Pascom – A partir de agora Dom Estevam vai acompanhar vocês mais de perto. O que essa presença do bispo representa para este seguimento jovem das Equipes de Nossa Senhora?

Gabriel Dantas – Ter o bispo nos acompanhando de perto é uma bênção! Um grande enriquecimento para nos ajudar na caminhada de fé em busca da unidade de vida e santidade! Para a expansão Salvador é um passo muito grande que damos em direção da fundação do setor Salvador, pois ele vai nos auxiliar a chegar em mais jovens em toda a Arquidiocese e em outras cidades do estado.