Está aberta, oficialmente, a Fase Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos na Sé Primacial da Igreja no Brasil

Na manhã deste domingo (17), a Arquidiocese de São Salvador da Bahia deu início à Fase Arquiocesana do Sínodo dos Bispos. Para dar os primeiros passos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Santa Missa, às 10h, na Catedral Basílica do Salvador, localizada no Centro Histórico. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Souza Barreto Júnior, e por padres da Sé Primacial da Igreja no Brasil.

“O Papa Francisco, no domingo passado, fez a abertura do itinerário rumo ao Sínodo 2023. Nas dioceses, como sabemos, hoje acontece a abertura da etapa diocesana, no nosso caso Arquidiocesana, em preparação ao Sínodo, que tem como tema ‘Participação, Comunhão e Missão’. Nós nos unimos hoje a toda a Igreja, especialmente ao nosso querido Papa Francisco, para percorrer as etapas desse caminho que quer envolver toda a Igreja, na oração, na reflexão e na ação conjunta”, afirmou o Cardeal logo no início da Missa.

Em virtude da pandemia, apenas representantes do clero e das mais diversas instâncias arquidiocesanas foram convocados para participar deste momento. No templo estavam sacerdotes, leigos, leigas, membros da Vida Consagrada, religiosos e religiosas que, atentos, buscavam compreender a proposta sinodal. “O Sínodo reúne bispos do mundo inteiro, isto é, representantes dos episcopados de cada país. Mas, o Papa Francisco tem procurado alargar a participação, ao menos na preparação para o Sínodo, que, certamente, contará também com representantes das várias vocações e ministérios; de vários segmentos da Igreja. Mas, nesta etapa de preparação, nós todos podemos participar. A Igreja toda é chamada a participar! A Fase Diocesana que está sendo iniciada hoje em todas as dioceses do mundo, se estende até março do próximo ano, já que no mês de abril inicia-se a Fase Nacional e depois a Continental, até ser concluído este caminho sinodal com a Assembleia do Sínodo dos Bispos, que está prevista para outubro de 2023”, disse o Cardeal.

Dom Sergio destacou, ainda, durante a homilia, que o Papa Francisco tem insistido que o objetivo maior, embora seja importante, não é a elaboração de um texto, mas a vivência do espírito sinodal. “A palavra Sínodo, em si mesma, tem um significado relativamente simples, mas profundo, amplo, desafiador: significa caminhar juntos. Nós não vamos agora, neste período, apenas refletir sobre a importância do caminhar juntos, mas nós vamos ter uma ocasião privilegiada de realizar, de pôr em prática aquilo que é o objetivo do próprio Sínodo: a participação, a comunhão e a missão. Para isso, nós precisamos de muita oração e, por isso, estamos abrindo esta Etapa Arquidiocesana com a celebração da Eucaristia. Esperamos, pela graça de Deus, ampliar cada vez mais a participação. Nós contamos, acima de tudo, com a ação do Espírito Santo”, completou.

Após a Comunhão Eucarística, o Vigário Episcopal para a Pastoral, padre Edson Menezes da Silva, convidou a equipe arquidiocesana sinodal, formada por padres, religiosos e leigos, que receberam, pelas mãos do Cardeal, o envio, de modo a darem os primeiros passos neste caminho. “Comigo e com o padre Ailan, estarão formando a equipe executiva Lúcia Maria de Brito Pina Davanzo e Andréia Aparecida Bulcão. Depois, todos os outros membros formam a equipe ampliada, que poderá ser dividida em equipes de espiritualidade, formação, animação, grupos, redação e síntese final, equipe de produção de conteúdos formativos. Contaremos com a assessoria de Dom Dorival, bispo auxiliar, e do padre Alberto Monte Alegre Viera Neves, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico. Estamos dispostos para enfrentar o referido desafio, cumprir com fidelidade a responsabilidade que o senhor nos confia, Dom Sergio, certos de que contaremos com as orações de todos”, disse o padre Edson.

Fotos: Sara Gomes

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!