Famílias são convidadas a celebrar Jubileu nas catedrais

Papa-e-criancaO último domingo do ano, 27 de dezembro, será marcado, em todo o mundo, pelo Jubileu das Famílias, em sintonia com a Solenidade da Sagrada Família e o Ano Santo da Misericórdia. O papa Francisco presidirá a missa junto às famílias romanas e aos peregrinos.

O Pontifício Conselho para a Família convidou as dioceses para que convoquem as famílias em uma das igrejas que estiverem com uma Porta da Misericórdia, “para celebrar com elas o amor de Deus”.

“A misericórdia empurra as portas das igrejas e das casas para que se abram. Em 27 de dezembro, as famílias são convidadas a cruzarem as portas das catedrais do mundo, para poder assim abrir as portas de suas casas. As portas de todas as casas têm de ser uma Porta Santa para ir até os outros e para receber os pobres”, disse o presidente do Pontifício Conselho, dom Vicenzo Paglia.

Participação

Os peregrinos que estiverem no Vaticano, no dia 27, poderão entrar na basílica de São Pedro a partir de 7h30, no horário local. De acordo com informações do dicastério, haverá um itinerário físico e espiritual, que começará no Presépio localizado no centro da Praça São Pedro, um ponto de encontro para todos os participantes. Para a ocasião, haverá um guia com orientações sobre o itinerário proposto.

Ao meio dia, ocorrerá a tradicional oração do Angelus, conduzida pelo papa Francisco. O momento será acompanhado por canções entoadas por todos na praça, guiadas e dirigidas pelo coro de crianças das Associações de Famílias e de diversas instituições romanas.

Site infantil

Com o objetivo de explicar às crianças sobre o ministério e as catequeses do papa, o Pontifício Conselho para a Família  disponibilizou, há algumas semanas, um site em cinco idiomas, inclusive português. No endereço podem ser encontradas as catequeses de Francisco sobre a família, conduzidas durante o ano de 2015, e vídeos gravados no Encontro Mundial da Família, que aconteceu este ano, na Filadélfia, nos EUA.

Fonte: CNBB com informações do Celam