Destaque Notícias

Fé e oração marcaram procissão do Domingo de Ramos em Salvador

Crianças, jovens, adultos e idosos recordaram, na manhã deste domingo (13), a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ao lado do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dos Bispos Auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Marco Eugênio Galrão, os fiéis formaram um verdadeiro tapete verde entre a Praça do Campo Grande e a Praça Municipal. “É uma emoção muito grande poder participar deste momento, afinal hoje inicia a Semana Santa”, disse Maria José da Silva, de 57 anos, que saiu de São Cristóvão às 5h30 para participar da procissão do Domingo de Ramos.

Antes de abençoar as palmeiras, Dom Murilo falou sobre os sentimentos que envolvem a celebração. “O primeiro sentimento é a gratidão. Jesus morreu por amor e nos ensina que amar é dar a vida pelo outro. O segundo é, na verdade, um pedido. Jesus vai passar em algumas ruas dessa cidade. Queremos que Ele passe em cada rua, em cada casa. Peça a Jesus que Ele visite a casa das pessoas que não estão aqui. Eu tenho certeza que, por causa do seu pedido, as pessoas serão abençoadas. O terceiro é o acolhimento. O povo de Jerusalém acolheu Jesus com alegria. Hoje nós queremos dizer que nós nos alegramos com a presença de Jesus em nossa vida”, afirmou.

Com ramos nas mãos, os fiéis tomaram conta das ruas do centro d cidade / Além da celebração que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, a Igreja vivencia o Dia Mundial da Juventude. Na ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem, que foi lida por duas jovens. “Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Trata-se dum grande desafio de fé. Jesus não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queriam segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf.Jo 6, 67). E Simão, denominado Pedro, teve a coragem de responder: ‘A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’ (Jo 6, 68). Se souberdes, vós também, dizer ‘sim’ a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda”, escreveu o Pontífice.

domingo-de-ramos-campo-grande-salvador-bahia-arquidiocese-de-sao-salvador-da-bahia-jovens-na-praca

Ao chegarem à Praça Municipal, os fiéis participaram da Missa celebrada por Dom Murilo. Antes da bênção final, Dom Gilson falou à juventude que, alegre, acompanhava a celebração. “O Domingo de Ramos marca o início da semana em que Jesus vai sofrer, morrer e ressuscitar. É o momento maior da nossa Igreja. É uma alegria poder estar reunido com outros jovens”, disse Elissandro Trindade de Santana, de 27 anos, da Paróquia Conversão de São Paulo (Fazenda Grande do Retiro).

Fotos: Sara Gomes