Feira de Sabores e Saberes movimenta Centro Histórico de Salvador e coloca em cena a Economia Popular Solidária da Bahia e de Sergipe

Nos próximos dias 24 a 27 de outubro a capital baiana será palco da III Feira de Sabores e Saberes, no Largo do Cruzeiro São Francisco, no Pelourinho. Oficinas, práticas integrativas de saúde, rodas de conversas, apresentações culturais, além de uma feira de artesanato e itens alimentícios da agricultura familiar trazem em evidência os aspectos da Economia Popular Solidária (EPS) e os empreendimentos do setor, provenientes de diferentes regiões da Bahia e de Sergipe.

Segundo a assessora da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, entidade que promove o evento, Candice Araújo, a ideia é propiciar a troca de saberes entre os empreendedores e o público visando expandir o diálogo sobre EPS e levantar a discussão sobre as políticas públicas voltadas para o setor no atual contexto do país. “Queremos também fortalecer os empreendimentos, expandir a comercialização”, explicou destacando que isso será possível ao criar espaços como essa feira, valorizando a troca de produtos e conhecimentos através do preço justo e da ação solidária, respectivamente.

No local, o público poderá encontrar itens do artesanato regional da Bahia e Sergipe, além de produtos alimentícios agroecológicos, produzidos através por meio da agricultura sustentável, de respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor. Entre estes, verduras, grãos, mel, café, arroz, sequilhos, frutas desidratadas, cocadas, granola, farinha de tapioca e castanha de caju. Dentre atividades previstas estão aulões de yoga, roda de conversa sobre protagonismo infanto-juvenil, uso criativo das redes sociais, desafios da comercialização. Haverá também distribuição de mudas de plantas nativas das regiões.

Na ocasião, serão arrecadados livros para a premiação da 3ª edição do Concurso Literário da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, que neste ano escolheu como tema “Migrações na atualidade: Chegaram pessoas. O que tenho a ver com isso?. Os livros serão destinados aos 14 baús literários que premiarão escolas públicas, de famílias agrícolas, comunitárias, pastorais, grupos e movimentos da Bahia e Sergipe que participam da ação.

Toda a programação do evento será aberta ao público, tendo como ponto alto o lançamento da Rede Balaio de Solidariedade – Rede Agroecológica e de Economia Popular Solidária da Bahia e Sergipe – que acontece na sexta, 25, das 17h30 às 18h30. A abertura oficial será no dia 24, quinta, a partir das 18h, no Auditório do Convento São Francisco, no Pelourinho. A feira estará aberta para visitação pública no dia 25/10, das 14h às 20h, no dia 26/10, das 9h às 20h e 27/10, das 9h às 12h. As oficinas e rodas de conversa ocorrerão durante o funcionamento da feira, nos dias 25,26 e 27/10 onde serão montadas no centro três tendas de livre acesso: Tenda das Práticas Integrativas, Tenda do Saber e Tenda da Casa Comum.