Fiéis homenageiam São José, o padroeiro dos trabalhadores

São José5Os devotos de São José estão em festa. O pai adotivo de Jesus recebe homenagens, com novenários até o dia 18 de março em Igrejas e capelas da Arquidiocese de Salvador. Na paróquia São José de Amaralina (rua Edgar de Barros, s/n – Amaralina), a preparação para a festa acontece sempre às 19h, na Matriz. O tema deste ano é José, filho de Davi, não tenhas medo” (Mt 1, 20b).

A cada noite do novenário, a comunidade foi convidada a colaborar com um gesto concreto: copos descartáveis (1ª noite), material de limpeza – água sanitária, detergente de louça e desinfetante (3ª noite), arroz (4ª noite), café (5ª noite), açúcar (6ª noite), papel higiênico (7ª noite), leite (8ª noite), macarrão (9ª noite).

No dia festivo (19) as homenagens terão início às 5h, com uma alvorada e o Ofício de São José. Ao longo de todo o dia serão celebradas Missas: à 6h (pela comunidade), às 8h (pelas crianças), às 9h30 (pelos enfermos, com oração por cura e libertação), às 12h30 (pelos trabalhadores), às 16h (pelas famílias). Às 14h30 haverá Hora Santa da Misericórdia e às 18h30 uma procissão luminosa tomará conta das principais ruas do bairro. A Missa Solene em honra a São José será presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, às 19h30.

Já no Santuário São José (Colégio São José – rua da Imperatriz, 711, Baixa do Bonfim), os devotos refletem o tema Santuário de São José, lugar onde reside a misericórdia de Deus. No primeiro dia do novenário (10) houve uma procissão, que saiu da Igreja do Bonfim em direção ao Santuário de São José, às 18h.

Todas as noites, o novenário tem início às 19h. No dia festivo (19), às 8h, será celebrada uma Missa pelos enfermos; às 12h pelos trabalhadores; às 15h será meditado o Terço da Misericórdia e às 18h o Terço Mariano, com o Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s). A Missa Solene será presidida pelo Bispo da Diocese de Jequié, Dom Ruy Lopes, às 19h.

Na Igreja São José, pertencente à paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril), os devotos festejam São José com o tema Sob o olhar de São José aprendemos que a família é a imagem de Deus Amor. No dia festivo (19) acontece uma procissão luminosa às 19h, saindo da Matriz em direção à comunidade. A Missa Solene será celebrada às 20h.