Fiéis subirão a Colina Sagrada para render louvores ao Senhor Bom Jesus do Bonfim

Novenário acontece de 9 a 18 de janeiro de 2020 – Foto Uelen Medeiros

Para homenagear o Senhor do Bonfim, milhares de fiéis devem subir a Colina Sagrada entre os dias 9 e 18 de janeiro, durante o novenário em preparação à Festa que, este ano, será no dia 19. Os festejos terão como tema central “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, e como lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”. A temática escolhida remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

A cada ano, a festa do Senhor do Bonfim ganha maiores proporções arrastando multidões durante os dias festivos. Estima-se que, em 2019, a Lavagem do Senhor do Bonfim – realizada sempre na segunda quinta-feira após a Solenidade da Epifania do Senhor – reuniu mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de 8 km, que vai da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, à Colina Sagrada. Em 2020 não será diferente! Com a conclusão da restauração da Igreja, readequação do seu entorno, construção da praça e estacionamento na base da Colina, os milhares de turistas e fiéis encontrarão uma estrutura segura e confortável para prestar suas homenagens.

Também já virou tradição da festa surpreender os fiéis com alguma novidade. Na programação festiva, todos os dias, a partir das 14h, os fiéis poderão participar da Quermesse da Colina e experimentar os doces, salgados e outras iguarias, bem como adquirir produtos artesanais que serão vendidos nas barraquinhas instaladas na Praça. Após a celebração da novena, o público contará com atrações culturais e recreativas. “Estamos trabalhando para que fiéis e turistas possam aproveitar ao máximo toda a festa do Senhor do Bonfim. Queremos que esses dias sejam de oração, devoção e de convívio fraterno”, afirma o reitor da Basílica, padre Edson Menezes.

A abertura do novenário, no dia 9 de janeiro, será marcada pelo hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente ao panteão da Praça da Colina, às 18h30. O novenário segue até o dia 18 de janeiro (exceto no dia 16 quando ocorre a Lavagem), sempre às 19h.  No dia 16 de janeiro, ocorrerá a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica e a 7ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 7h, e seguirá em direção à Colina Sagrada.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar. Ao chegarem à Colina Sagrada, os participantes serão acolhidos com um show de músicas religiosas. O padre Edson Menezes da Silva transmitirá, da janela central da Basílica, uma mensagem alusiva ao Ano Jubilar e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

A programação do dia festivo (19) terá início com a alvorada às 5h. Haverá Missas às 5h, 6h, 7h30, 9h, e 15h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a Missa Solene e concederá a Bênção Apostólica, às 10h. A partir das 16h, os fiéis participarão da Procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares. Na chegada à Colina, os devotos serão motivados a apresentar ao Senhor os seus pedidos. Os festejos serão encerrados com a oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2020

09/01 – quinta-feira, às 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.

19h – 1ª noite da novena

Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira.

Dia 10 – Sexta-feira, às 19h – 2ª noite da novena

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Itaigara.

Dia 11 – Sábado, às 19h – 3ª noite da novena

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, Centro Administrativo da Bahia – CAB.

Dia 12 – Domingo, às 19h – 4ª noite da novena

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória, Canela.

Dia 13 – Segunda-feira, às 19h – 5ª noite da novena

Pregador: Pe. Alex Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari.

Dia 14 – Terça-feira, às 19h – 6ª noite da novena

Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ò, Paripe.

Dia 15 – Quarta-feira, às 19h – 7ª noite da novena

Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Periperi.

Dia 16 – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, às 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das escadarias da Basílica.

Dia 17 – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena

Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R, vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.

Dia 18 – Sábado, às 19h – 9ª noite da novena

Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

Dia 19 de janeiro –  Domingo – Dia da Festa

5h – Alvorada

Horários das Missas: 5h6h, 7h30, 9h e 15h

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

16h – Procissão dos Três Pedidos. Local de saída: Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, localizada no Largo dos Mares.

Após a chegada da procissão, haverá o encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.