Fórum Permanente sobre Patrimônio debate novas construções e arte sacra a serviço da liturgia

Com o objetivo de refletir sobre a relação entre espaço sagrado, arquitetura e liturgia, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através do Vicariato Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação, promoveu, na tarde do dia 17 de julho, a 3ª edição do Fórum Permanente sobre Patrimônio. O encontro teve como tema “Novas construções, arquitetura e arte sacra: o espaço a serviço da liturgia”, e reuniu párocos, administradores paroquiais, religiosas, membros da COIDE, funcionários e colaboradores de Igrejas tombadas.

A atividade foi realizada no Auditório 1 do Centro Arquidiocesano de Pastoral da Cúria Metropolitana Bom Pastor, no bairro do Garcia, e contou com a assessoria de dois nomes de referência nas áreas de arquitetura sacra e arte litúrgica: João Martins, arquiteto formado pela USP, autor da Nova Catedral de Palmas (TO) e responsável pela reestruturação do projeto da Nova Basílica do Pai Eterno, em Trindade (GO); e Sergio Ceron, artista plástico especializado em pintura de afrescos e ícones bizantinos, com formação em instituições renomadas da Itália e de Roma.

Durante o fórum, os assessores apresentaram experiências e critérios técnicos para a construção e renovação de espaços sagrados que respeitem a tradição da Igreja e favoreçam a participação litúrgica. A proposta foi provocar uma reflexão pastoral e estética sobre como a arquitetura e a arte podem colaborar para uma vivência mais profunda da fé nas comunidades. A iniciativa reforça o compromisso da Igreja com a valorização do patrimônio material e espiritual a serviço da evangelização.

Fotos: Sara Gomes