Frei Claudemir Rodrigues e padre Rafael de Freitas tomaram posse em paróquias no Alto das Pombas e no Vale das Pedrinhas

Posse do padre Rafael – Fotos: Pascom da Paróquia Santo André

O Cardeal Dom Sergio da Rocha empossou o frei Claudemir Rodrigues da Silva, OP (dominicano) como administrador paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas), e o padre Rafael de Freitas Pereira como pároco da Paróquia Santo André (Vale das Pedrinhas), nos dia dias 5 e 11 de fevereiro, respectivamente. Em ambas as posses canônicas, as Missas foram concelebradas por padres do clero da Arquidiocese de Salvador.

Logo no início de cada uma das Missas, o Cardeal manifestou agradecimentos aos párocos anteriores, bem como expressou a alegria em acolher os novos. Em seguida, aconteceram as leituras da Provisão de Pároco, documento que declara a tomada de posse e apresenta o que compete ao sacerdote na missão assumida, e a Profissão de Fé. Como parte do rito de posse, os sacerdotes receberam das mãos de Dom Sergio o evangeliário e proclamaram as leituras do Evangelho.

Posse do frei Claudemir – Foto: Pascom da Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas)

Após a homilia, foram entregues as chaves da Igreja e do sacrário, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, simbolizando os sacramentos que serão concedidos aos fiéis, por meio da graça de Deus. Os padres também foram interrogados por Dom Sergio sobre a disposição de cooperar com o Arcebispo, trabalhando com ele e cuidando com zelo das paróquias assumidas. “O cristão deve ser luz na vida do próximo, assim como Cristo ilumina a nossa caminhada. Que sejamos caminho de esperança e sal da terra para nossos irmãos, pois a graça de Deus não nos foi concedida para ser ocultada ou para iluminar apenas a nós mesmos; a graça que nos foi dada é para o nosso irmão, para o nosso próximo. Que Sejamos a luz diante a escuridão”, disse Dom Sergio durante a homilia da Missa de posse do frei Claudemir.

Clique aqui e veja fotos da Missa de posse do frei Claudemir Rodrigues da Silva.

Clique aqui e veja fotos da Missa de Posse do padre Rafael de Freitas Pereira.