Grupo de assessores da CNBB participa de formação sobre conversação espiritual

A atividade foi orientada pelo padre Óscar Martín

Os assessores das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram de forma remota nesta terça-feira, 24 de outubro, para uma formação especial sobre a metodologia da conversação espiritual. A iniciativa contou com a presença de padre jesuíta Óscar Martín, religioso que participou ativamente da formação dos participantes da primeira fase do Sínodo sobre a Sinodalidade na América Latina.

O tema central da formação foi “Conversação Espiritual, Discernimento e Sinodalidade”. Padre Óscar Martín, que também faz parte da Equipe de Animação para o Sínodo da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), compartilhou conhecimentos sobre o poder da conversação espiritual na vida da Igreja.

Padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB, um dos organizadores da formação salientou que a conversação espiritual é “um instrumento importante para ajudar no discernimento comunitário numa Igreja sinodal atenta em escutar sempre mais os apelos do Espírito Santo”.

Segundo o Instrumentum Laboris, ferramenta de trabalho dos participantes do Sínodo sobre a Sinodalidade, a conversação espiritual é descrita como “uma oração compartilhada” que desempenhou um papel fundamental na primeira fase continental do Sínodo. Nessa prática, o diálogo no Espírito é visto como uma oração compartilhada, preparada por meio de reflexão e meditação pessoal, visando ao discernimento comunitário.

Conversação a serviço da comunhão e da missão da Igreja

Essa metodologia tem se mostrado eficaz para facilitar a participação de todos a serviço da comunhão e da missão da Igreja. Além disso, abre canais de comunicação e discernimento dentro da Igreja e promove a inclusão de diversas vozes internas e externas.

A conversação espiritual, conforme o Instrumentum Laboris, pode contribuir para uma maior abertura ao Espírito Santo, considerado o verdadeiro protagonista em todos os níveis da Igreja, envolvendo tanto os batizados quanto os ministros ordenados. No entanto, a flexibilidade deve ser considerada uma palavra-chave ao utilizar essa metodologia, adaptando-a às diversas culturas, circunstâncias e necessidades de cada tempo e local.

Enquanto o diálogo é um processo importante de confrontação, a conversação, de acordo com padre Óscar Martín, é diferente. Ela implica reunir-se, agregar e cooperar, criando uma comunidade enriquecida pelo diálogo. Na conversação, não há vencedores nem perdedores, apenas a alegria de todos estarem envolvidos, gerando amizades e uma comunidade dialogante onde novos horizontes são explorados, e novas funções, dons e virtudes são descobertos.

A conversação espiritual, ainda de acordo com padre Óscar Martín, se torna um instrumento altamente eficaz para fortalecer a Igreja em sua missão comum de servir a humanidade. Ela enriquece a espiritualidade da caminhada em conjunto, enfatizando a importância da escuta e do discernimento espiritual.

Para cultivar uma conversação espiritual eficaz, padre Óscar Martín ressaltou atitudes essenciais, incluindo a escuta ativa, empática e desprovida de julgamento. Ele enfatizou a importância de, ao exercer a conversão espiritual, não preparar respostas antecipadas, evitando abordagens ideológicas e mantendo uma escuta vulnerável e aberta ao intercâmbio de ideias e opiniões.

A formação também incentivou a partilha de experiências pessoais na oração e uma abertura à vontade do Espírito Santo. Padre Óscar Martín destacou que a conversação espiritual requer uma disposição interior para compartilhar em prol do bem comum e para renunciar às próprias vontades.

“A formação do padre Óscar Martín certamente inspirou os participantes e a toda a Igreja a adotar a conversação espiritual como uma ferramenta valiosa nas ações de evangelização”, salientou o padre Tiago Sibula, assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB e participante da formação.

Vídeo sobre a metodologia da conversação espiritual

No vídeo abaixo o padre Óscar Martín explica a metodologia da conversação espiritual, um instrumento para o discernimento comunitário, baseado na escuta ativa e receptiva com foco na partilha do que toca mais profundamente os participantes.

Assista:

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Óbolo de São Pedro mobiliza fiéis em favor das obras de caridade do Papa Leão XIV

Mais do que uma contribuição financeira, o Óbolo de São Pedro representa um gesto concreto de comunhão

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 26.06.2026



Arquidiocese de Salvador abrirá Mês do Dízimo com Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

Celebrado em julho, o Mês do Dízimo terá como tema “Dízimo: expressão de amor e pertencimento”

Continue navegando