Grupo OPA realiza Treinamento de Liderança Musical em Salvador

Com o objetivo de apresentar novas músicas para serem utilizadas pelas comunidades católicas e paroquiais de Salvador na liturgia, o Grupo Oração Pela Arte (OPA) realizará mais um Treinamento de Liderança Musical (TLM), no próximo dia 14 de julho (domingo), das 9h às 17h, no Colégio Antônio Vieira (na Sala de Arte Sálua Chequer), no Garcia.

O encontro que terá como tema “A música na liturgia”, visa provocar a reflexão junto aos participantes sobre o papel da música nas missas, celebrações, encontros de catequese e evangelização, por meio do aprendizado de canções e de técnicas de como ensiná-las à comunidade. As inscrições custam R$ 15, e incluem apostila com letras e cifras. Para facilitar a inscrição, o formulário está disponível aqui.

Essa edição do TLM vem inspirada no álbum que será lançado ainda este ano pelo OPA: o “Deus do Morro”, que trará faixas, em ritmo de samba, que podem ser utilizadas na liturgia. O repertório deste treinamento também contém outras canções de Padre Irala SJ, fundador do grupo.

Fundado no Brasil em 1976, o OPA surgiu da proposta de agregar diferentes artes ao então TLM, cuja primeira edição aconteceu em 1970, no período da ditatura brasileira, com o objetivo de ensinar músicas a jovens para serem tocadas durante as missas. O grupo reúne hoje artistas e amadores, amantes das artes, de diversas idades, provenientes de mais de 20 cidades brasileiras, com a proposta de levar a oração por meio das diversas manifestações artísticas. As composições são produzidas durante encontros regionais e nacionais realizados anualmente, sendo responsável por muitas canções ouvidas atualmente nas celebrações religiosas de todo o país. Algumas, inclusive, se tornaram populares, como a melodia da Oração de São Francisco, de autoria do próprio padre Irala.