A Igreja de São Pedro dos Clérigos

Na noite em que o IPHAN entregou à Arquidiocese de São Salvador da Bahia as chaves da Igreja de São Pedro dos Clérigos (26.06.14), após um trabalho de restauração que levou cinco anos, fiz algumas considerações em torno da arte, da arte sacra, dos artistas e da beleza.

1. A arte. Segundo o Papa São João Paulo II, “toda forma autêntica de arte é, a seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo; como tal, constitui um meio válido de aproximação dos horizontes da fé, onde a existência humana encontra sua plena interpretação” (Carta aos Artistas, 1999). A Igreja, para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, tem necessidade da arte. Afinal, a arte possui uma capacidade própria de captar os diversos aspectos da mensagem evangélica, traduzindo-os em cores, formas e sons que nos possibilitam fazer uma profunda experiência do belo.

2. A arte sacra. A arte sacra é a expressão máxima da arte religiosa. Por sua natureza, está voltada para a manifestação da beleza divina em formas humanas, para o louvor e a glória de Deus, não tendo outro objetivo se não o de orientar a mente humana piedosamente para seu Criador. Ela é um símbolo das realidades do alto.

“A Igreja não tem nenhum estilo próprio. De acordo com o espírito dos povos, as condições e as necessidades dos vários ritos e das diversas épocas, admitiu uma grande diversidade de formas, que constituem hoje o seu tesouro artístico” (SC 123). O importante é que a arte se ponha a serviço da honra e da dignidade dos templos e das celebrações religiosas, participando, assim, do concerto admirável de glória que nossos antepassados entoaram com fé, como o fazem as pessoas da atualidade.

3. Os artistas. A atividade dos artistas é um nobre ministério, já que suas obras são capazes de refletir, de alguma maneira, a beleza infinita de Deus e orientar para Ele a mente dos homens. Através da arte sacra, o conhecimento de Deus é adequadamente manifestado e a pregação evangélica torna-se mais compreensível ao espírito humano.

Como a igreja sente necessidade da arte, para ajudá-la a apresentar a rica mensagem do Evangelho, ela tem, consequentemente, necessidade dos artistas. Quando um artista vive sua fé e a expressa por meio de uma obra artística, ele nos ajuda a responder à pergunta de Jesus Cristo, que percorre os séculos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15).

Se a Igreja tem necessidade da arte e de artistas, tem necessidade também de restauradores. O restaurador é um artista que, por missão, procura penetrar nos sentimentos do autor de uma obra, para fazer com que a beleza que nela foi expressa reapareça novamente.

4. A beleza. “O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, traz alegria ao coração dos homens; é esse fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração” (Mensagem do Concílio Vaticano II aos Artistas, 1965).

Dostoiewski afirmou: “A beleza salvará o mundo”. Contemplando a Igreja de S. Pedro dos Clérigos, admirando suas linhas, suas expressões de arte e fé, todos concordam com o escritor russo. Só me resta agradecer aos nossos antepassados que nos proporcionam tal experiência da beleza.

Se a Igreja sente necessidade da arte, de artistas e de restauradores, tem necessidade igualmente de “amigos da arte”. Para mim, amigo da arte é aquele que dá sua contribuição direta ou indireta para que uma obra artística esteja à disposição de todos. Como não lembrar os órgãos do Governo ou da iniciativa privada, que colaboram para a preservação das obras de arte e, particularmente, da arte sacra? Como não destacar, particularmente, o trabalho do IPHAN, para a preservação de nossa memória artística? Na pessoa de seu Superintendente na Bahia, Dr. Carlos Amorim, agradeci à direção do IPHAN, a seus funcionários e aos restauradores, que estavam nos permitindo conhecer, em todo o seu esplendor, uma obra tão bela como a Igreja de São Pedro dos Clérigos.

Visite-a!

Dom Murilo S.R. Krieger, scj