Igreja e Convento da Palma ficarão sob os cuidados da Fraternidade Samaritanos Beneditinos

Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, entregará a Igreja e o Convento Nossa Senhora da Palma para ficar

[Clique na imagem para ampliar]
Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, entregará a Igreja e o Convento Nossa Senhora da Palma  para ficar sob os cuidados da Fraternidade Samaritanos Beneditinos. A Missa terá início às 17h, na Igreja (Largo da Palma, s/n, Mouraria).

Um pouco de história

A Igreja e o Convento Nossa Senhora da Palma foram construídos sobre o “Monte das Palmas”, uma das primeiras áreas de expansão da cidade de Salvador. A Igreja data de 1630 e é conhecida como um ex-voto em agradecimento a uma graça alcançada por Bernardino da Cruz Arraes.

Erguido em torno de um pátio retangular, ladeado pela Igreja, o Convento teve a obra de construção iniciada em 1670, sendo, neste mesmo período, a Igreja ampliada. Inicialmente sob os cuidados da Ordem dos Agostinhos Descalços, que retornou para Portugal, o templo foi transferidos para a Irmandade do Senhor da Cruz no ano de 1822.

A planta da Igreja possui formato de “T” e é composta por nave, sacristia subdividida e acrescidos corredores laterais e tribunas. A fachada tem elementos em estilo rococó, encimada por frontão com volutas e nicho, flanqueada por torre com terminação piramidal. O interior  do templo é uma transição do rococó e neoclássico, e o teto da nave possui pintura ilusionista barroca, atribuída a Veríssimo de Souza Freitas.

Na parte externa da Igreja está a seguinte inscrição: “Em abril de 1625, na luta contra os holandeses, ergueu-se neste sítio uma bateria às ordens de D. João de Orellana, Antonio Moniz Barretos Tristão de Mendonça e, de abril a maio de 1638, Heitor de la Calche, aqui de novo se fortificou quando da invasão de Nassau. I.G.H.B. – 1938”.

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Em torno do altar, padres renovaram as Promessas Sacerdotais

Nesta Celebração também foram abençoados os óleos dos catecúmenos e da Unção dos Enfermos e consagrado o óleo do Crisma

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 02.04.2026



Ação Litúrgica da Paixão e Procissão com a imagem do Senhor Morto fazem parte da programação da Sexta-feira Santa

A Paixão e Morte de Jesus será celebrada durante a Ação Litúrgica da Paixão, nesta Sexta-feira Santa, 3 de abril, na Catedral Basílica do

Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, marcará início do Tríduo Pascal

A Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, nesta Quinta-feira Santa (02 de abril), marcará o início do Tríduo Pascal na

Continue navegando