Imagem do Senhor do Bonfim percorreu ruas e avenidas de Salvador

A imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim saiu pelas ruas de Salvador nesta primeira sexta-feira do mês, dia 3 de abril. A motivação foi um pedido a Deus para que haja o fim da pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID – 19), que já provocou mais de 40 mil mortes em todo o mundo.

A saída da imagem aconteceu logo após a Missa, celebrada às 7h20, sem a presença dos fiéis, presidida pelo reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes. “Hoje é um dia muito especial para todos os baianos e, em particular para nós soteropolitanos. A imagem peregrina do Senhor do Bonfim vai percorrer, pela primeira vez, algumas ruas, avenidas e bairros da nossa cidade, neste momento de pandemia como já aconteceu em outros momentos difíceis da nossa história. É um alento, um sinal de esperança e uma demonstração de amor a Cristo crucificado que morreu na cruz para nos salvar”, disse o padre Edson.

Do lado de fora da Basílica, a imprensa já aguardava o início da peregrinação e a bênção. Neste momento, uniram-se ao padre Edson o prefeito, ACM Neto, e o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis. Em seguida, todos se dirigiram para a sede da Devoção do Senhor do Bonfim, de onde a imagem seguiu, em carro aberto.

Como a orientação era para que os fiéis acompanhassem a peregrinação com as orações, através das redes sociais da Arquidiocese e da Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), muitos colocaram tolhas e lenços brancos nas janelas e varandas das casas e apartamentos. Ao longo de todo o trajeto, que contemplou diversos bairros, entre eles Boa Viagem, Campo Grande, Barra, Pituba, Itapuã, São Cristóvão, Cajazeiras, Valéria e Pirajá, os fiéis aplaudiam o Senhor do Bonfim, acenavam, choravam e suplicavam pelo fim da pandemia.

Por estar no grupo de risco, o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger, também não pôde estar neste momento importante. Mas, de casa, Dom Murilo se uniu em oração aos milhares de fiéis. “Dia por dia, peregrinos costumavam subir a Colina Sagrada para contemplar o Senhor Bom Jesus do Bonfim. Eram recebidos de braços abertos, num gesto de quem queria lhes dizer: ´Estou com vocês! Vivam o que lhes ensinei! Caminhem pela estrada do Evangelho!´Agora, impedidos de sair de casa, é o Senhor Bom Jesus do Bonfim que percorre as ruas de Salvador, convidando-se a entrar na casa de cada peregrino e, particularmente, em cada coração. Ele repete a cada irmão e irmã o que disse a Zaqueu: ‘Hoje eu quero ficar em tua casa!'”, afirmou.

Fotos: Sara Gomes