IPHAN entrega receptivo completamente restaurado para a Irmandade do Santíssimo Sacramento

Na manhã desta quarta-feira (19) aconteceu a entrega do Cerimonial Conceição da Praia, dois casarões que foram restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e irão funcionar como receptivos e espaço para eventos. O ambiente é vinculado à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e administrado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Os imóveis, que foram tombados pelo IPHAN, tem autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania e recebeu recurso de cerca de R$ 14 milhões do PAC Cidades Históricas, um programa do Governo Federal. A juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Marília Gabriela Dias, falou sobre as obras serem para além da captação de recursos para a sustentabilidade da Basílica. “Ela é início de um projeto de preservação e expansão religiosa, histórica, cultural e social”, afirmou a juíza.

Marília Gabriela homenageou, ainda, as autoridades políticas e eclesiásticas presentes em nome da Irmandade, entre eles o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa; o Ministro da Cultura, José Paulo Martins; o prefeito em Salvador, ACM Neto; secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana Neves; e o reitor da Basílica, padre Adilton Pinto Lopes.

Além de ser uma estrutura receptiva, o cerimonial é importante para a obtenção de recursos que serão utilizados na preservação e restauração da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. O Arcebispo Dom Murilo Krieger falou sobre a importância de não depender apenas dos recursos vindos das gestões públicas, porque a estrutura pode ser canalizada e transformada em lucros para manutenção de todo o ambiente. Dom Murilo ainda falou sobre o espaço cerimonial, que é um local de encontro e “todo espaço de encontro é desejado por Deus, porque Ele quer que Seus filhos se confraternizem e se alegrem”.

A presidente do IPHAN, Katia Bogéa, agradeceu a presença de todos e disse estar emocionada com a entrega das obras. “Esse espaço faz parte do frontispício de Salvador, parte mais simbólica e importante, e que fica ao lado de uma das igrejas mais significativas para o Brasil, que é a Conceição da Praia”, completou.

Texto: Emilly Lima

Fotos: Sara Gomes